Ministério Público pede cassação do prefeito de Dores | F5 News - Sergipe Atualizado

Ministério Público pede cassação do prefeito de Dores
Quatro processos já foram movidos contra Aldon Luiz
Política 08/02/2012 10h24


 

Por Márcio Rocha

Mais uma ação de improbidade administrativa foi movida contra o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz (PSB). A nova ação é de autoria do Ministério Público Federal que, além do prefeito, também cita o secretário de Educação do município, José Wilson Barroso, e uma empresa de fornecimento de alimentos que, segundo o MPF, foram superfaturados.

Em três processos de dispensa de licitação, a empresa Serba Comercial de Alimentos Ltda foi contratada para fornecer os alimentos destinados às escolas públicas do município. O processo licitatório foi lançado pela prefeitura tempos depois, com a participação de várias empresas, entre elas a Serba com preços, segundo o MPF, bem abaixo dos praticados no contrato firmado quando a empresa prestou o serviço contratado no regime de urgência.

O procurador da República Silvio Amorim Junior, que assina a ação, afirmou com base no relatório da CGU que, em um período de 20 dias, houve a apresentação de produtos idênticos com diferença de mais de 200%, o que revelou a prática do superfaturamento. 

Pedido – O MPF/SE requer que os réus sejam condenados às penas da Lei de Improbidade Administrativa, que prevê a perda da função pública, ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos, pagamento de multa, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público por até oito anos.

Os possíveis crimes cometidos pelos acusados serão ainda analisados pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR-5), unidade do MPF que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além desse novo processo, o MPF entrou com outra ação de improbidade na última semana. No total são quatro ações pedindo a cassação e condenação de Aldon Luiz. Nas outras ações, o MPF processou o prefeito por improbidade em uso dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Social sem fazer licitação, por irregularidades no processo licitatório do transporte escolar municipal e por mau uso das verbas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Projovem.

A reportagem do F5 News tentou, por várias vezes, contato com o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz, mas não obteve êxito.

Com informações da Procuradoria da República em Sergipe

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado