Ministério Público realiza audiência sobre educação carcerária | F5 News - Sergipe Atualizado

Ministério Público realiza audiência sobre educação carcerária
Política 24/08/2011 18h04


Por Fernanda Araujo

Na tarde desta quarta-feira (24), o Ministério Público realizou uma audiência sob a direção do promotor de Justiça Luiz Fausto Dias Valois, e com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Em pauta a educação carcerária no Estado de Sergipe

O objetivo da reunião foi conversar com os representantes para saber quais as ações foram ou estão sendo desenvolvidas pelas Secretarias, para garantir o direito ao acesso a educação no sistema prisional. E o que poderá ser feito pelo MP para melhorar o processo.

Entrevistado pelo F5 News, o promotor Luiz Fausto falou de exclusão. Ele declarou que os detentos são excluídos da sociedade por estar cumprindo uma penalidade judicial, por esse motivo muitos não tem possuído o direito de cidadão, ou seja, de se educar.

De acordo com a Seed, todas as Unidades Carcerárias de Sergipe possuem um sistema de educação que atingem a todos os internos e são realizadas por etapas. Uma delas foi finalizada no dia 30 de julho. Tendo a parceria com a Sejuc, a Secretaria de Educação proporciona aos presos o programa educacional “Sergipe Alfabetizado”, que funciona há oito meses. Os internos têm a possibilidade de se inscreverem em cursos com professores treinados e indicados para o exercício educacional.

Os internos são matriculados para a realização de provas, como atualmente a prática de três Supletivos, que passou a acontecer durante a semana, e o Enem, onde no ano passado sete presos foram aprovados.

Neste ano, as secretarias pretendem cadastrar sem limitação de vagas, os prisioneiros no Enem 2011 destinado aos estudantes de ensino médio, noExame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o ensino fundamental e na Educação para Jovens e Adultos (Eja). Sendo criada uma Comissão sob a coordenação da Seed, para estudar o perfil de cada aluno. Porque assim eles acreditam que todos têm direito à educação, inclusive os infratores da lei.

Segundo dados da Sejuc, cerca de 3.315 detentos tiveram a oportunidade de receber do supletivo e 65 internas femininas foram inscritas no modelo de educação.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado