Ministra de Política para as Mulheres participa de conferência em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Ministra de Política para as Mulheres participa de conferência em SE
Juizado especial e núcleos de políticas públicas estiveram na pauta
Política 08/11/2011 21h47


Por Silvio Oliveira

Igualdade, fortalecimento da autonomia e erradicação da pobreza extrema são os temas da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, oficialmente aberta nesta terça-feira, 08, no Clube do Banese, em Aracaju, pela Secretaria Estadual de Política para as Mulheres, Maria Teles dos Santos. A solenidade contou com a participação da ministra, Iriny Lopes, que aproveitou a estadia em Sergipe para se reunir, antes do evento, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Alves Neto, e com o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Maria Teles, secretária estadual, enalteceu a importância da conferência em resultar num plano de políticas para as mulheres, construído pelas próprias mulheres. “Vamos ter o primeiro plano estadual que construirá também o terceiro plano nacional e, pela primeira vez, outorgado por uma mulher presidente”, afirmou.

Em sua fala, a ministra Iriny Lopes disse conhecer a luta de Sergipe em prol das políticas públicas para as mulheres e ressaltou que Sergipe faz parte do Fórum de Mecanismo de Políticas. “ Temos acompanhado a instalação da Secretária aqui, mas é muito recente. Temos a Rede de Proteção de Enfrentamento à Violência da Mulheres funcionando, teremos sete núcleos de políticas para as mulheres em diversas reuniões e neste momento eu vim do Tribunal de Justiça, no sentido de instalar o juizado especializado, como determina a Lei Maria da Penha”, elecou.

Para a ministra, a conferência é importante porque haverá a conferência nacional de onde sairá o plano nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. “Para um Estado do tamanho do Sergipe ter mais de 400 delegadas é um numero muito significativo. Acho importantíssimo a realização, porque daqui sairá o plano estadual para atender as mulheres. Aqui vai discutir a violência, a questão da autonomia econômica, igualdade de presença das mulheres no mercado de trabalho. É extremamente democrática”, enfatizou a ministra.

O governador Marcelo Déda também falou no evento e destacou que a conferência é mais um passo para legitimar uma nova política de gênero capaz de construir um caminho seguro que garanta a igualdade para as mulheres brasileiras. Segundo ele, as conferências são instrumentos de participação popular, a fim de que as autoridades possam ouvir a sociedade civil e buscas sugestões e propostas que orientem as políticas públicas.

“No caso concreto, a luta pela igualdade no Brasil passa pelo fim dos preconceitos, da violência contra mulheres, da crianção de novos espaços e consolidação de uma democracia participativa onde a mulher seja respeitada no seu direito pleno de cidadã e a sua capacidade de participar no desenvolvimento nacional em todas as suas áreas. Um grande exemplo é chegada de Dilma a presidente”, destacou.

A conferência contou com a participação de mais de 400 participantes, dentre eles, 271 representantes da sociedade civil, eleitos delegados nas etapas territoriais.

A programação continuará nesta quarta-feira, 09, com a palestra do professor Ricardo Lacerda. Ele abordará o tema “Análise da Realidade Social, Econômica, Política, Cultural do Estado de Sergipe”.

Em seguida, a psicóloga Sueli Oliveira discorrerá sobre “Desafios para a Construção da Igualdade de Gênero”. Ainda no período da manhã acontecerão debates e trabalhos em grupos temáticos.

Na parte da tarde, as atividades continuam com os trabalhos desenvolvidos pelos grupos. Às 15h haverá a plenária e aprovação das propostas. A programação continuará com a apresentação e aprovação da Moção e documentos. Também serão escolhidos os delegados que irão para à Conferência Nacional, que acontecerá no período de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado