Na pandemia, gestores inauguram obras com aglomerações em Sergipe
Prefeituras estimulam descumprimento do decreto estadual que recomenda isolamento social
Política | Por Will Rodriguez 04/07/2020 12h38 - Atualizado em 04/07/2020 12h52

 Embora a curva de casos da covid-19 siga em ascensão no estado, gestores de municípios no interior de Sergipe seguem desrespeitando o decreto estadual que proíbe a realização de reuniões com aglomeração de pessoas. Dessa vez, as prefeituras de Japaratuba e Capela, no leste sergipano, promoveram atos para inauguração de obras públicas.

Os eventos ocorreram na noite desta sexta-feira (3) e as imagens divulgadas nas redes sociais dos políticos e também nos canais de comunicação das prefeituras mostram dezenas de pessoas com máscara, mas sem respeitar o distanciamento mínimo de 1.5m, ou seja, contrariando as recomendações das autoridades de saúde que estabeleceram o isolamento social como estratégia para conter a disseminação do coronavírus. 

A Prefeitura de Japaratuba, que inaugurou a reforma de uma praça pública, disse que orientou a população a acompanhar a inauguração através das redes sociais e que além da distribuição de álcool gel, equipes da Secretaria da Saúde fizeram a aferição da temperatura das pessoas que estiveram no local. Na cidade, 72 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus e oito perderam a vida.

Já a Prefeitura de Capela, onde foi entregue a reforma do mercado, declarou que a solenidade foi 'restrita e sem a participação da população'. A cidade, que em junho registrou outro evento com aglomeração promovido pelo governo municipal, tem 323 casos confirmados de covid-19 e nove pessoas já morreram.

Por determinação do governador Belivaldo Chagas, as forças de segurança do Estado têm se mobilizado para coibir esse tipo de atividade que, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, pode configurar práticas de alguns crimes previstos no Código Penal, utilizados por autoridades policiais para responsabilizar pessoas nesse período da quarentena, a exemplo dos crimes de desobediência e contra a saúde pública.

Mais Notícias de Política
Deputados estaduais retomam atividades em plenário com sistema misto
11/08/2020  14h58 Deputados estaduais retomam atividades em plenário com sistema misto
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA
10/08/2020  17h07 Covid: Edvaldo decreta luto em Aracaju pelas mais de 100 mil mortes no país
10/08/2020  08h04 "Não vejo nada de novo na oposição", afirma o deputado Fábio Mitidieri
Bolsonaro convida Temer para chefiar missão humanitária no Líbano
09/08/2020  16h18 Bolsonaro convida Temer para chefiar missão humanitária no Líbano
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
08/08/2020  11h53 Gilmar Mendes determina soltura de Alexandre Baldy