Nesta terça, Sergipe é homenageado no Congresso Federal | F5 News - Sergipe Atualizado

Nesta terça, Sergipe é homenageado no Congresso Federal
Na mesma solenidade, Estado condecora a Câmara e do Senado
Política 05/07/2011 11h09


Na próxima sexta-feira, 8, Sergipe completará 191 anos de emancipação política. Em comemoração à data, o Governo do Estado homenageará o Senado e Câmara de Deputados Federal através da Medalha Mérito Aperipê - a mais alta condecoração oferecida pelo Estado. A solenidade ocorrerá terça-feira, 5, em Brasília, durante sessão solene em homenagem a Sergipe. Na ocasião, o senador José Sarney e o presidente da Câmara Federal, Marcos Maia, serão condecorados. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres de Britto, confirmou presença na sessão pelos 191 anos de Emancipação Política do Estado de Sergipe.

 

A propositura das homenagens foi do deputado federal André Moura. "Estive com o governador Marcelo Déda, conversando sobre a sessão solene em comemoração à emancipação política de Sergipe e imediatamente surgiu a ideia de fazermos uma homenagem para engrandecer a data. Sergipe será o sexto estado a receber uma sessão solene na Câmara Federal e a medalha Aperipê, além de ser uma forma de retribuir a homenagem, é um reconhecimento da representatividade da Câmara Federal e do Senado no desenvolvimento do nosso Estado. É uma justa homenagem do governador", afirmou.

 

A entrega das comendas faz parte das comemorações da emancipação política do estado, a qual simboliza a história e a identidade sergipana. A festa, a ser realizada no dia 8 de julho, inclui ainda a entrega oficial do diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade à Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão.

 

Coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com apoio de demais órgãos do Governo e da Prefeitura de São Cristóvão, a entrega oficial do título ocorre na sexta-feira, 8, na Praça São Francisco, quando o governador Marcelo Déda receberá o diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.

 

Durante a solenidade, Déda fará a entrega da Ordem do Mérito Aperipê a personalidades que contribuíram para que a Praça São Francisco se tornasse o 18º Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil. Entre os homenageados estão o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida; o embaixador do Brasil na Unesco, José Maurício Bustani; o assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito; o subsecretário do patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe, Luiz Alberto, e o coordenador da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, Thiago Fragata.

 

"A emancipação política de Sergipe é o fato mais importante da história do nosso estado. Desde 2009 que o governador Marcelo Déda tem mobilizado o Governo a produzir uma solenidade que marque a data, transformando-a numa verdadeira celebração à sergipanidade. Neste ano, a data ganha uma maior dimensão devido à entrega do diploma de Patrimônio da Humanidade à Praça São Francisco, e isso exige esforços de todo o Governo para que a população festeje em grande estilo, celebrando a data, a chancela da praça e os nossos principais símbolos", declarou a secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino.

 

Da ASN

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
19/04/2024  20h29 Laércio discursa sobre suas ações em defesa das micro empresas
Setor de serviços que reúnem mais de 18 milhões de negócios
Igor Matias
19/04/2024  16h19 Justiça decreta cassação do prefeito de Santo Amaro por compra de votos
O processo também determinou a inelegibilidade até as eleições de 2028
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado