OAB realiza simpósio sobre direito eleitoral em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

OAB realiza simpósio sobre direito eleitoral em Aracaju
Principais desafios do pleito foram debatidos durante a palestra
Política | Por Lucas Sá 13/06/2022 13h17 - Atualizado em 13/06/2022 13h30


Nesta segunda-feira (13) a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB-SE) realizou em Aracaju um simpósio de direito eleitoral com o objetivo de debater os principais desafios do pleito  de 2022. 

A solenidade contou com a presença de gestores da OAB e com grandes nomes do direito no estado. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri, participou de maneira virtual e iniciou a roda de debates destacando a importância da iniciativa, especialmente no combate às fake news.

“Será uma eleição muito desafiadora, pois muitos falam que a nossa democracia está mudando e entramos no termo E-democracy. Nosso desafio está focado em como gerenciar os problemas trazidos pela internet”, ponderou a ministra.

Tema bastante debatido durante as eleições de 2018, as fake news continuam sendo a grande preocupação em relação ao pleito, já que elas causam impacto na decisão dos eleitores.

O promotor de justiça Peterson Almeida afirmou que, mesmo diante dos desafios, não há riscos para a democracia.

"Existem novos desafios, pois o direito eleitoral é muito cíclico, variando de uma eleição para a outra, então é muito importante que aqueles que forem participar devem se reciclar, porém não há riscos, mesmo em uma eleição tão polarizada a qual estamos chamando de eleição do fim do mundo. Em 25 anos fazendo eleições, posso dizer que o nosso sistema é auditável e seguro”, disse Peterson Almeida. 

O presidente da OAB-SE, Danniel Costa, reforçou em seu discurso a importância dessa iniciativa promovida pela entidade. “O tema é muito importante, pois não trata apenas de assuntos técnicos relacionados às eleições mas, acima de tudo, com a tecnologia e com os novos desafios que toda comunidade jurídica enfrenta.  Nas eleições passadas debatemos muito sobre as tecnologias e, através dela, como a desinformação traz dificuldades para manter o controle e a lisura e o equilíbrio nas eleições. Pensando nisso, o evento que realizamos hoje mostra como a OAB tem um papel institucional importante nessa trajetória”, disse Danniel.

A importância da mulher nas eleições também foi um dos temas que fizeram parte do simpósio. “Falar sobre política é falar sobre o nosso dia a dia, quer gostemos ou não, todavia, falar de mulher na política é ainda mais fundamental. Embora já existam diversas legislações que incluam as mulheres na política, nunca há uma verdadeira paridade ou participação, por isso que devemos trazer mais debates sobre o assunto para que seja gerado um entendimento”, destacou a vice-presidente da OAB-SE, Letícia Mothé.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado