PEC dos Jornalistas: Sindijor/SE estará presente na votação | F5 News - Sergipe Atualizado

PEC dos Jornalistas: Sindijor/SE estará presente na votação
Laércio foi único federal de SE a manifestar apoio à volta do diploma
Política 08/11/2011 14h19


Por Márcio Rocha

A PEC nº 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que propõe o restabelecimento do diploma de nível superior de Jornalismo para os profissionais da área está mobilizando jornalistas por todo o país. As entidades representativas da classe se farão presentes na quarta-feira, dia 16, quando a Proposta de Emenda Constitucional será votada no Senado Federal.

O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe estará presente na sessão da votação. Ouvida pelo F5 News, a presidente do Sindijor/SE, Caroline Rejane, informou que a entidade tem dificuldades para reunir os profissionais, mas pretende acompanhar a votação, na perspectiva de que a PEC seja aprovada e o diploma volte a prevalecer como requisito para o exercício da profissão.

“Nós temos dificuldade para mobilizar a categoria porque são no mínimo cinco dias de modificação na agenda dos jornalistas, pois são 30 horas de viagem daqui para Brasília, mais 24 horas na cidade para acompanhar a votação e mais 30 horas de volta para Aracaju. Isso dificulta a participação da categoria. Mas o Sindijor enviará representantes para acompanhar a votação da PEC que é importantíssima para a valorização da categoria”, disse Caroline.

Ela ressalva que a liberdade de expressão está garantida para todos, pois existem os profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas. Porém, defende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico, e este é adquirido na faculdade.

"Sem o diploma, pessoas inaptas para o jornalismo podem escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade e o profissional formado especificamente para atuar como jornalista sabe como evitar esse tipo de intercorrência nociva”, destacou a presidente do Sindijor.

Mobilização parlamentar

O Sindijor/SE, em comunicado à categoria, registrou que enviou ofícios a todos os deputados federais da bancada sergipana pedindo o apoio dos parlamentares à PEC dos Jornalistas e que expressassem seu voto, favorável ou não, à proposta. Mas, conforme informou a entidade na mensagem, "somente o deputado Laércio Oliveira, do PR/SE, respondeu o ofício do sindicato, colocando seu apoio incondicional ao retorno do diploma de jornalista".

Falando ao F5 News, o deputado federal Laércio Oliveira reafirmou ser favorável à luta pela restituição da obrigatoriedade de diploma em Jornalismo para o exercício da profissão e colocou seu gabinete à disposição da causa.

"O jornalismo deve ser feito de forma responsável e ética e o diploma dá a garantia que os jornalistas profissionais terão essas qualidades. Trabalhadores que exercem a profissão do quilate do jornalismo, como médicos, advogados, economistas, são formados em nível superior. A academia é de suma importância para a formação do bom jornalista, pois lá tem as melhores condições de formar profissionais éticos e responsáveis”, disse Laércio ao F5 News.

Para o deputado, o jornalista de hoje é quem faz a história que os cidadãos do futuro conhecerão. “O jornalista é o historiador do cotidiano faz a história para as futuras gerações. Os jovens de amanhã tomarão conhecimento do que acontece na nossa história de hoje por meio do trabalho dos jornalistas, na sua missão de transmitir os fatos com responsabilidade, coerência, ética e dedicação", reforça.

Nesse contexto, completa Laércio Oliveira, "os jornalistas são uma das categorias mais importantes para o exercício da democracia no Brasil e mundo”.

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado