População poderá optar por ligações de telemarketing | F5 News - Sergipe Atualizado

População poderá optar por ligações de telemarketing
Projeto de Lei da deputada Ana Lúcia cria o Cadastro para o Bloqueio de Ligações
Política 15/06/2011 10h49


 

 

O cidadão incomodado com as ligações não-autorizadas de empresas que usam o serviço de telemarketing terá uma ferramenta para que não continue sendo aborrecido pelos telefonemas indesejados. Foi aprovado na última segunda-feira, dia 13, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 27/2011, de autoria da deputada Ana Lúcia (PT), que cria o Cadastro para o Bloqueio de Ligações de Telemarketing. A regulamentação administrativa da lei compete ao PROCON.

 

 

Conforme o Projeto de Lei, o cidadão que não quer receber ligações de telemarketing deve fazer a inscrição no cadastro fornecendo seu nome, documento de identificação original com cópia, CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado, acompanhado por comprovante de propriedade da(s) linha(s) e e-mail. Após o registro dos dados, o consumidor receberá uma senha para possíveis alterações no cadastro. Cada consumidor poderá cadastrar somente as linhas telefônicas registradas em seu nome, respeitando o limite máximo de três números de aparelhos da telefonia fixa e móvel.

Depois de 30 dias de inclusão de nomes no cadastro, as empresas não poderão efetuar ligações telefônicas para o cidadão inscrito, sob pena de sofrer multa que varia de R$ 250 a R$ 10.000 por ligação efetuada em descumprimento com os dispositivos desta Lei, conforme comportamento e reincidência.

 

OPÇÃO DO CIDADÃO

Na justificativa da proposta apresentada, a deputada Ana Lúcia explicou que o esforço pela normatização da atividade é para evitar a prática abusiva, já que o cidadão terá o direito de escolher se deseja ou não receber os telefonemas, e inclusive optar pelas empresas específicas que pretende bloquear. O projeto de lei aprovado também prevê aos interessados a prerrogativa de se desvincularem do cadastro.

 

A regulamentação do serviço de telemarketing é algo que já vem acontecendo nos demais estados da federação. A proposta tem como base o artigo 5º, inciso X da Constituição Federal, quando preceitua que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Especificamente quanto à intimidade, a sociedade, de um modo geral, é alvo de ligações de telemarketing não autorizadas.

 

 

Mais Notícias de Política
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  13h10 Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto
Para presidente, investimentos não podem ser vistos como gasto
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
23/04/2024  10h12 Governo amplia esforço contra pautas com impacto fiscal bilionário
Senado e Câmara devem analisar projetos de lei nos próximos dias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado