Prefeito anuncia novas ações voltadas à mobilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeito anuncia novas ações voltadas à mobilidade
Política 12/08/2011 14h09


 

Estimular a cidadania e promover a educação no trânsito são preocupações constantes da Prefeitura de Aracaju. Pensando nisso, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou nesta sexta-feira, 12, as campanhas ‘A faixa é do pedestre' e ‘Agora é com a digital - Todos passam pela catraca'. As medidas educativas fazem parte do Projeto Cidadania no Trânsito e Mobilidade Urbana desenvolvido pela administração municipal.

 

Durante a solenidade, realizada no Quality Hotel, o prefeito detalhou as ações das campanhas e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a promoção da mobilidade e melhoria do trânsito em Aracaju, que recebe 15 mil novos veículos por ano, segundo dados do IBGE. De 2005 a julho deste ano, o aumento no número de automóveis na cidade foi de mais de 42%, e o de motocicletas e motonetas foi de 104% e 173%, respectivamente.

 

"A mobilidade urbana hoje é um grande problema enfrentado em diversas cidades do mundo. Em Aracaju nós já estamos avançando na qualidade do transporte, com a renovação da frota de ônibus, manutenção e recapeamento das vias e criação do cartão de transporte", lembrou Edvaldo Nogueira.

 

Digital

 

Além do cartão já existente, a Prefeitura traz uma inovação que vai melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo. A identificação passa a ser feita também através da digital do usuário, dando mais segurança e garantindo que somente o proprietário do cartão irá usá-lo para o transporte público. Os idosos, que já vem sendo cadastrados biometricamente pela Prefeitura, também vão usar a nova identificação.

 

"É uma forma de levarmos mais qualidade de vida aos usuários de transporte coletivo. Os idosos agora passam a ter o cartão, vão entrar pela porta da frente normalmente, passando o cartão e colocando a digital. Todas as pessoas com direito à gratuidade vão usar a digital, além dos estudantes que utilizam a meia entrada", afirmou o prefeito. Outra novidade para os estudantes será a forma de recarregar o cartão escolar. A partir de 1° de setembro, os jovens poderão fazer a recarga pela internet, sem precisar enfrentar filas.

 

Pedestres

 

O prefeito Edvaldo Nogueira também anunciou o início da campanha 'A faixa é do pedestre'. A campanha, que deve ter início na próxima semana, vai contar com medidas educativas para conscientizar motoristas e pedestres acerca da importância da forma correta da travessia.

 

"Vamos proporcionar uma organização maior do trânsito com essa campanha. Nós precisamos adotar medidas para melhorar a mobilidade, principalmente do pedestre. A campanha educativa pelo respeito à faixa vai permitir que as pessoas atravessem de uma forma melhor, mais segura e com tranquilidade, mas para isso é preciso que haja uma conscientização mútua, tanto de pedestres, que precisam criar o hábito de atravessar na faixa, quanto de condutores, que têm que respeitar e dar prioridade a quem vai atravessar", explicou Edvaldo.

 

Cerca de 50 agentes da cidadania vão atuar em diversos pontos da cidade, iniciando a ação nos locais de maior fluxo de pedestres. Além da orientação dos agentes, serão reforçadas pinturas e sinalizações, além de uma iluminação mais intensa nos locais necessários. Para o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, as medidas são indicadores de uma cidade com qualidade de vida.

 

"O direito à mobilidade é de todos. Quem está de carro não pode dificultar a vida de quem está a pé, já que o motorista tem uma via inteira para trafegar, enquanto o pedestre tem apenas aquela faixa para atravessar em segurança. No mundo inteiro foi criado o Índice de Caminhabilidade, tornando a cidade que dá condições do pedestre andar em segurança uma cidade com qualidade de vida. É isso que estamos buscando para Aracaju", disse Samarone.

Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado