Prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, é preso por ordem judicial | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, é preso por ordem judicial
Além do prefeito, outras três pessoas são alvos da operação que apura o crime de lavagem de dinheiro
Política | Por F5 News 22/02/2019 07h48 - Atualizado em 22/02/2019 10h45


O Poder Judiciário de Sergipe decretou a prisão preventiva do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro. As ordens judiciais estão sendo cumpridas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (22). Segundo uma fonte do F5 News, o gestor foi detido pela Polícia Civil e presta depoimento desde as 10h, no Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), em Aracaju.

Também são alvos desta operação, o genro do prefeito, Igor Ribeiro Costa Aragão - que já se apresentou à polícia - e os empresários Joel do Nascimento Cruz e Gildo Pinto dos Santos. De acordo com o Ministério Público, os investigados tiveram acesso a informações sobre a operação e não foram localizados em seus endereços residenciais. 

A imprensa não teve acesso as dependências do Deotap. Apurado pelo F5 News, Igor e Valmir chegaram à delegacia em um veículo Toyota SW4, às 10h10, acompanhados pelos advogados Evânio Moura e Fabiano Oliveira. Eles devem ser ouvidos pelo promotor de Justiça e diretor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Bruno Melo, do Ministério Público.

Ainda estão sendo alvos de buscas a sede da Prefeitura de Lagarto, as Secretarias Municipais de Finanças e Administração, o Matadouro de Lagarto, a sede da empresa JML COMÉRCIO e as residências do prefeito, do genro e de laranjas dele e o administrador do Matadouro Municipal.  

Em novembro do ano passado, Valmir já tinha sido afastado do cargo por conta destas investigações, mas retornou cerca de um mês depois.

Segundo a denúncia do Ministério Público, os valores recebidos pelo abate dos animais são destinados aos custos das atividades e manutenção do matadouro, mas o montante que sobra é “repassado diretamente ao Prefeito em espécie”. Ainda segundo o MP, não há emissão de documento de arrecadação municipal e não é pago qualquer imposto decorrente da atividade desenvolvida no espaço público, que estaria cedido à iniciativa privada.

Constam na Ação Civil Pública declarações dos secretários municipais e também do administrador do matadouro, Eronildes Almeida de Carvalho, que já foi afastado por uma decisão de primeiro grau. Nelas, os gestores afirmam que desconheciam como funcionava a prestação de serviços no matadouro, que não emitiram guias de recolhimento de tributos e não sabiam como se deu o processo de lotação dos servidores municipais que trabalhavam no matadouro, além de terem contratado mais de 30 pessoas sem carteira assinada para prestar serviços no local. 

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado