Presidente anuncia plano de expansão de novas universidades federais | F5 News - Sergipe Atualizado

Presidente anuncia plano de expansão de novas universidades federais
Município de Socorro receberá campi da IFS
Política 16/08/2011 17h48


A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou nesta terça (16), no Palácio do Planalto em Brasília, um projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O plano tem por objetivo a criação de 47 campi universitários no Brasil e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Já na terceira fase a criação dos campi aumentará para 120.

Ontem, a presidente se referiu à criação de mais quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste do país. Sendo que três delas são campi já em funcionamento de outras instituições federais as quais serão transformadas em universidades.

Com os novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Em Sergipe, a expectativa é beneficiar quase 5 mil estudantes, onde um dos institutos será destinado ao município de Socorro.

De acordo com o assessor da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Givaldo Ricardo, este projeto tem o intuito de investir na educação e profissionalizar a população. Ele relatou que a expansão atingirá duas áreas de ensino técnico profissionalizantes, na educação a nível estadual e federal.

Em entrevista ao F5 News, o assessor declara que o projeto de expansão a nível técnico é destinado não só a Socorro, mas também a outros municípios, como Umbaúba, Carira e Carmópolis. Sendo que em Aracaju, São Cristóvão, Estância e Itabaiana já possuem este tipo de ensino.

De 120, as 88 unidades de educação profissional estão em construção nos 25 estados brasileiros e tem a previsão de término no final de 2012. A possibilidade é de que todas as unidades estejam em funcionamento nos próximos três anos.

Universidades

Na Bahia, no Pará e Ceará serão instaladas as novas universidades. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde atualmente funciona um campus da Universidade Federal do Pará. A Bahia ganhará duas instituições, uma em Itabuna, que será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), e a transformação do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba).

Em Ceará, a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), terá sede em Juazeiro do Norte, que funciona o Campus Cariri pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFCE). Ao todo, as quatro novas universidades federais terão 17 campus, dos quais 12 serão criados.

A criação das universidades ainda precisará ter a aprovação do Congresso Nacional.

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado