“Propaganda eleitoral só a partir do dia 6 de julho”, diz promotor | F5 News - Sergipe Atualizado

“Propaganda eleitoral só a partir do dia 6 de julho”, diz promotor
Política 10/05/2012 18h37


Por Sílvio Oliveira

“Não haverá dois pesos e duas medidas, seja de qualquer candidato: da situação ou da oposição. A legislação eleitoral visa dar equilíbrio aos candidatos. Se liberar e deixar as coisas correrem soltas, quem tem maior poder aquisitivo desequilibra o processo eleitoral”. A afirmação é do promotor eleitoral José Elias Pinho de Oliveira, ao falar ao F5 News sobre a decisão de representar três proprietários de automóveis por entender que tinham afixado nos veículos adesivos com propaganda implícita à futura candidatura do ex-governador João Alves Filho, que já antecipa concorrer à Prefeitura de Aracaju.

A representação aconteceu dentro da “Operação Parabrisa”, deflagrada pelo Ministério Público Eleitoral, a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, com o intuito de se observar possível propaganda antecipada. Três automóveis circulando na capital sergipana expunham  adesivos com as seguintes palavras: “Perfeito” e “Fanáticos” com um chapéu de couro, o que implicitamente acentuou a possível candidatura de João Alves Filho.

Elias Pinho disse que a decisão é uma forma pedagógica de alertar que propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 6 de julho, quando os candidatos estarão registrados, e que a representação foi baseada na decisão do Tribunal Superior Eleitoral, quando em 20 de março de 2012 abriu um precedente, multando uma cidadã em R$ 5 mil, por antecipar a eleição da presidente Dilma Rousseff, colando no veículo o adesivo “Agora é Dilma”.

“Dilma ainda não era registrada. O TSE entendeu, por 5 votos a 2, que era uma propaganda maquiada, antecipada, subliminar, implícita e determinou uma multa”, explica.

As investigações continuarão e, informa o promotor que irá inibir qualquer tipo de propaganda implícita.  “Qualquer pessoa pode denunciar. Mas que essa denúncia seja feita com documentos, fotos, comprovações, com possíveis testemunhas, e não aceitaremos denúncia anônima”, adverte.

Propaganda municipal

O promotor eleitoral ainda destaca que é responsável pela 1º Zona Eleitoral, ou seja, é da competência dele atuar na verificação de propaganda em Aracaju, exceto em rádio e TV. Cabe observar a propaganda em meio impresso, internet, logradouros públicos e bens móveis.

A partir de 6 de julho, também poderá autuar em casos específicos de propaganda municipal, já que os prefeitos não poderão fazer mais propaganda institucional, salvo em caso de urgência, calamidade pública e afins. “Caso o prefeito queira fazer algum pronunciamento público, deverá solicitar em juízo”, informa Elias Pinho.

O cidadão também só poderá demonstrar publicamente o interesse por um candidato a partir da mesma data – 6 de julho –  quando todos os candidatos já estarão registrados. Também poderão usar os adesivos até no dia da eleição e votar com camisas de candidatos, desde que não gerem tumulto, concentração e coletividade.

Foto: MPE

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado