Saiba o que o lagartense espera para o município nos próximos quatro anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desafios das Cidades
Saiba o que o lagartense espera para o município nos próximos quatro anos
Terceiro maior colégio eleitoral de SE tem mais de 74 mil eleitores aptos a votar
Política | Por Fernanda Araujo 22/10/2020 07h19 - Atualizado em 22/10/2020 09h03


Terceiro maior colégio eleitoral de Sergipe, o município de Lagarto, na região centro-sul, a 75 quilômetros da capital, Aracaju, é uma das maiores cidades do estado e o terceiro município mais populoso. Depois de São Cristóvão e Itabaiana, é a vila mais antiga de Sergipe. Sua população foi estimada pelo IBGE, em julho deste ano, em mais de 105 mil pessoas, das quais 74.041 são eleitores aptos a votar nas eleições municipais.

Com uma forte cultura agropecuária que vem desde a colônia, o município se tornou por lei a capital estadual da vaquejada, evento também reconhecido nacionalmente que promove apresentações artísticas, a realização de negócios, cavalgadas, movimentando o turismo e aquecendo a economia local. Tendo uma variedade de datas comemorativas, Lagarto sedia festas anuais, a exemplo da feira agropecuária, a festa da padroeira Nossa Senhora da Piedade, festival da mandioca e a Silibrina, a comemoração antecipada da festa junina e uma das mais tradicionais do Nordeste, com mais de 80 anos de tradição.

Além da religiosidade e da comida regional, como o arroz de galinha lagartense e a maniçoba, diversos grupos musicais, teatrais e folclóricos fazem parte da cultura da cidade. Entre os folclóricos, como Taieiras e Cangaceiros, também tem o Parafusos, que recentemente por Lei tornou-se Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe, grupo único no país, exclusivamente compostos por homens, que representam os negros escravos.

[GALERIA][/GALERIA]

Conhecida pelos lagartenses como a “terra dos papa-jacas e da maniçoba”, a cidade possui patrimônios históricos culturais e naturais/paisagísticos. Entre os pontos turísticos estão a Cachoeira do Saboeiro, localizada no Complexo da Serra da Miaba, próximo ao limite entre os municípios de Lagarto e São Domingos, e o Largo do Santuário Mariano de Nossa Senhora da Piedade, onde existe uma imagem de La Pietá, que igual só há na Espanha, coroada com autorização do Papa João Paulo II, havendo no Brasil outras três coroadas de tal forma.

O município também é berço de intelectuais, pesquisadores e historiadores renomados, com imortais e patronos da Academia Lagartense de Letras. No Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, a Universidade Federal de Sergipe viabiliza graduação em oito cursos da área de Saúde, inclusive Medicina.

Sua economia e comércio são variados, com base na industrialização de fumo, plástico e alimentícios. É grande produtor de feijão, mandioca e laranja, assim como gado para corte e ovinos, e exporta mais da metade do tabaco produzido para outros estados. Também movimentam a economia local fábricas de móveis e velas, embalagens, produtos químicos, gêneros alimentícios e concessionárias de veículos. Atualmente, 42% do seu PIB estão relacionados ao setor de serviços, 35% administração pública, 15% Indústria, e 8% agropecuária. A participação de Lagarto no PIB do estado é de 3,7%.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas nos 75 municípios do estado. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o lagartense espera para o município nos próximos quatro anos.

 

Fotos: reprodução Prefeitura de Lagarto/ Portal Lagartense e Lagarto Como Eu Vejo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado