Senado aprova PEC que torna inclusão digital direito fundamental | F5 News - Sergipe Atualizado

Senado aprova PEC que torna inclusão digital direito fundamental
Proposta busca incentivar políticas para assegurar a ampliação do acesso à internet
Política | Por Metrópoles 02/06/2022 16h41


O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (2/6), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/2021.Ela classifica a inclusão digital como direito fundamental a ser previsto na Constituição. A matéria vai à Câmara dos Deputados.

A PEC é de autoria da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e foi relatada em plenário pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). A autora afirma que a proposta busca incentivar o Estado a estabelecer políticas para assegurar que o novo direito. A redação prevê vigência imediata da medida.

Entre as políticas públicas citadas na redação, a emedebista lista: viabilidade de conexão à internet; promoção da expansão da infraestrutura de comunicação; oferta de incentivos econômicos para redução do preço do serviço; redução ro custo de dispositivos de acesso, como computadores e celulares; ampliação da oferta de conteúdo e aplicativos; e ações que possibilitem transformações e conquistas no espaço social.

Contarato, por sua vez, defendeu em seu parecer que a falta de acesso aos meios de comunicação digital configuram um “empecilho ao exercício dos direitos fundamentais de quarta geração”.

“Percebemos que as políticas de inclusão digital têm evoluído gradualmente no Brasil, desde a introdução da internet no fim do século passado. Porém, apenas em 2014, em face de acontecimentos que influenciaram fortemente o debate internacional sobre a matéria, o país passou a contar com um diploma específico para a proteção dos direitos de seus cidadãos na internet”, ponderou o petista no relatório.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5News

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado