Sergipe busca mais recursos junto ao Banco Mundial | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe busca mais recursos junto ao Banco Mundial
Política 06/02/2012 16h52


Começou nesta segunda-feira (6) a missão de preparação de um projeto que busca garantir mais recursos para as políticas de desenvolvimento do estado. Até a próxima sexta-feira (10), representantes do Banco Mundial estarão em Sergipe auxiliando a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), além de outras secretarias envolvidas na elaboração do Development Policy Lending (DPL) ou Empréstimo para Políticas de Desenvolvimento, em português.

Recepcionando os membros do Banco, a secretária adjunta de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Cristina Prado, explicou como funciona o Plano Estratégico de 2011 a 2014, como aconteceram as Conferências Territoriais e, como consequência, a elaboração do Plano Plurianual 2012-2015. “Buscamos fazer com que eles sejam mais do que meros instrumentos legais, mas também para que possam refletir o pensamento do Governo de forma estratégica, atendendo a meta mobilizadora, que é a erradicação da pobreza extrema até 2012”, apontou Ana Cristina Prado.

Tânia Dmytraczenko, representante do Banco Mundial, explicou que o objetivo da missão é fazer a identificação dos pontos a serem abordados na preparação do DPL, com foco em sua aprovação. “Trata-se de um tipo de empréstimo que apóia o programa de políticas e as ações institucionais, já iniciados, desde que consistentes com as políticas econômicas e setoriais do país ou estado em questão”, explicou.

Segundo Magnus Lindelow, coordenador do escritório de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial em Brasília, Sergipe atende a todos os pré-requisitos estipulados pela instituição econômica. “O primeiro é que o país em que o estado está inserido tenha políticas macroeconômicas sólidas. Depois, é preciso que haja regulamentação na transferência entre o Governo Federal e os estados. E, por fim, que o Estado tenha programa de despesas adequadamente sustentável a médio e longo prazo. É o caso de Sergipe”, relatou o coordenador.

Também estiveram presente na abertura da missão a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, além do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Sobral, da secretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Teles, do secretário adjunto da Fazenda, Fernando Marcelino, da secretária adjunta da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Maria Luci, da secretária adjunta de Educação, Hortência Maria Pereira, do assessor econômico do Governo do Estado, Ricardo Lacerda, e de representantes da Secretaria de Estado da Saúde.

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado