Sergipe deverá ter campanhas sobre o Cordão de Girassol em espaços públicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe deverá ter campanhas sobre o Cordão de Girassol em espaços públicos
Proposta é da deputada estadual Maria Mendonça
Política 21/10/2019 06h09


A Assembleia Legislativa aprovou Indicação 399/2019, de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB), para que o Governo do Estado implemente campanhas de propagação do Cordão de Girassol em espaços públicos, como aeroporto, rodoviárias, pontos turísticos, supermercados, dentre outros ambientes. “Pessoas com autismo, doenças de Cronh e transtornos, em geral, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensões e nervosismo”, lembrou Maria.

Para evitar constrangimentos, salientou a deputada, algumas comunidades internacionais já compreendem o alerta que é feito através de uma fita ou cordão verde, enfeitado por girassóis, garantindo agilidade na assistência e segurança a esses cidadãos que fazem uso do acessório. Ela explicou que a ideia é divulgar e conscientizar colaboradores desses locais que uma pessoa com o Cordão de Girassol precisa de atenção especial em virtude de sua deficiência oculta.

“É um cuidado, uma iniciativa simples, que fará diferença na vida dessas pessoas, por se tratar de um instrumento de cidadania”, afirmou, lembrando que desde 2016, funcionários do aeroporto Gatwich, em Londres, criaram e fizeram desse Cordão de Girassol um símbolo de apoio para essas pessoas. “Então, a partir da propagação dessa campanha, quando virmos qualquer cidadão com cordão ou fita com girassóis, devemos ter consciência da necessidade dele, nem sempre visível, e poder ajudá-lo, seja viabilizando um atendimento mais rápido, garantindo um assento ou colocando-o num lugar mais reservado e seguro”, disse a deputada.

No seu entender, a campanha permitirá, também, influenciar instituições e repartições privadas, bem como órgãos públicos municipais, optem não apenas por disseminá-la, como também adotá-la no seu dia-a-dia.  Ela ressaltou a importância da difusão porque muitas pessoas o desconhece. “Faz- se necessária a propagação do significado da utilização do Cordão de Girassol por ser um importante vetor de inclusão e respeito ao próximo”, destacou, ao falar sobre a importância das campanhas e mecanismos de divulgação serem estabelecidos pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Turismo, Comunicação e afins.

Para ela, a orientação junto a funcionários e colaboradores é importante, mas a disseminação deve alcançar, também, toda a sociedade, mostrando a relevância do ato para que os sergipanos possam não apenas compreender o atendimento diferenciado que o outro esteja recebendo, mas, principalmente, mudar o seu comportamento diante de simples situações que têm relevância na vida dos seus próximos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Causa da morte não foi divulgada. Velório está sendo realizado no Centro de Aracaju
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado
SSP disse ao F5 News que policiais foram selecionados para zelar por sua segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado