Sergipe tem nova Escola de Gestão Penitenciária | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe tem nova Escola de Gestão Penitenciária
Política 08/05/2012 09h55


O governador Marcelo Déda (PT) inaugurou, na noite da última segunda-feira 7, a nova Escola de Gestão Penitenciária professor  Acrísio Cruz (Egesp) que funciona no prédio histórico da antiga Casa de Detenção, no Bairro América.  A obra foi entregue na presença da cônsul dos Estados Unidos para o Nordeste (sediada em Recife - PE), Usha Pitts, que está em missão oficial em Sergipe.

Fruto de um investimento de R$ 633 mil, a nova escola conta com estrutura reformada e adequada para as ações de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento dos servidores que exercem funções no sistema prisional, promovendo diversos cursos de atualização profissional. O nome da escola, que funciona desde 2005 e ocupava um imóvel alugado cujo valor mensal superava os R$ 10 mil, homenageia um educador, estudioso da psicologia e entusiasta da aplicação das novas concepções que defendiam a educação como instrumento de crescimento do cidadão, o professor Acrísio Cruz.

Vitória Humanista

Segundo o governador Marcelo Déda, a inauguração da nova escola nestas instalações simboliza a vitória de uma política humanista de respeito aos direitos humanos e de respeito à sociedade. “Aqui funcionava um presídio ‘medieval’ com condições desumanas. Quem viu o que era o presídio do Bairro América sabe que as pessoas eram tratadas em piores condições que animais. Nós tivemos a coragem de, no segundo mês do meu governo, fechar esse presídio, destinando esse prédio para duas grandes missões: a missão da história, para que continuasse sendo referência da história de Aracaju, da sua urbanização e arquitetura dos prédios públicos e da história do Direito Penitenciário em Sergipe”, destacou o governador, relembrando o ato histórico da demolição da antiga Casa de Detenção.

“Em segundo lugar, esse prédio se transformou numa escola para qualificar, treinar e atualizar os nossos agentes penitenciários e os servidores da Secretaria de Justiça, ajudando a melhorar o cotidiano dos serviços prestados pela secretaria”, frisou Déda.

O governador também relembrou outra conquista para a população que foi a construção da Praça da Liberdade, no entorno da antiga Casa de Detenção, que se tornou um local de convivência e espaço de lazer para jovens e idosos da região entregue em 2010. “Esta também foi outra conquista derivada do ato de  coragem que tivemos, e agradeço ao empenho de Benedito Figueiredo, o melhor secretário de Justiça que tivemos nos últimos anos, e sem o qual, não conseguiríamos  nem metade das metas que alcançamos”, acrescentou Marcelo Déda.

Déda também divulgou os números que comprovam o crescimento das vagas no sistema prisional, uma vez que em 2007 existiam nas sete unidades prisionais sergipanas 1.141 vagas.  Graças aos esforços do Governo do Estado, foram criadas mais 1.070 novas vagas, elevando a capacidade total para  2.031 vagas. Isto representa  um aumento de 78% em relação a janeiro de 2007.

“É lógico que ainda enfrentamos problemas, mas precisamos avaliar esses dados para ver que o nosso trabalho não tem precedentes. São conquistas históricas que estamos consolidando graças à vocação democrática, cidadã e a dedicação de Benedito Figueiredo, que reputo como um dos melhores secretários de Justiça do país. Sua biografia se confunde com a luta pelos direitos humanos neste país, e é um orgulho para qualquer governo contar com um secretário com tamanho compromisso e lealdade à sua pasta”, declarou Déda em relação ao desempenho do secretário.

Aperfeiçoamento

Benedito Figueiredo, por sua vez, salientou a importância da nova unidade para a capacitação dos agentes, o que tem promovido benefícios inegáveis para o desempenho das funções. “Recentemente concluímos um curso de capacitação em Operações Penitenciárias com 120 agentes. A nossa programação foi tão eficiente que até agentes de outros estados, como a Bahia, se interessaram em buscar participar dessa capacitação. Esta é a nossa meta. Capacitar cada vez mais os servidores, investir na qualificação para aperfeiçoar os serviços prestados, e a Egesp tem um papel primordial nisto”, sintetizou o secretário.

 

Homenagem

Já a procuradora de Justiça, Maria Luíza Vieira Cruz, filha de Acrísio Cruz, registrou seu orgulho em constatar a manutenção da homenagem ao seu pai. “Agradeço ao Governo do Estado pela beleza do gesto em preservar o nome do meu pai, que sempre acreditou na educação como instrumento de transformação do homem nesta escola. Aqui, tenho certeza que consciências serão formadas e certamente contribuirão para o futuro de Sergipe e do Brasil”, disse a procuradora, ao também registrar sua admiração pelas obras de preservação histórica promovidas na atual administração, a exemplo do Palácio-Museu Olímpio Campos.

“Estas são obras marcantes que fazem jus à tradição da família Déda, oriunda de Simão Dias, e como vemos aqui, oriunda de ancestrais como Jacinto de Figueiredo, pai de Benedito Figueiredo, também um poeta de ‘quatro costados’, intelectual de reconhecida importância na cultura sergipana”, contextualizou a filha do homenageado, referindo-se à produção intelectual dos ancestrais tanto do governador, quanto do secretário de Justiça.

Da ASN

Foto/ Marcos Rodrigues

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado