Sergipe tem o terceiro pior índice de transparência do Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

Poder público
Sergipe tem o terceiro pior índice de transparência do Brasil
Levantamento da Transparência Internacional avalia desempenho do Estado como ‘ruim’
Política | Por Antonio Cardoso 05/07/2022 16h09 - Atualizado em 12/07/2022 17h48

Sergipe foi classificado com o terceiro pior índice de transparência no Brasil, segundo levantamento feito pela Transparência Internacional, órgão atuante em diversos países do mundo, que considerou a atuação do Estado na área como ‘ruim’.

O Índice de Transparência e Governança Pública é publicado anualmente e avalia os poderes públicos a partir de critérios considerados essenciais para sua integridade. “Esta será mais uma ferramenta para que cidadãos, a imprensa e os próprios órgãos de controle possam comparar a evolução dos níveis de transparência e governança pública do país”, afirma o órgão responsável pela pesquisa, que atua no Brasil desde 2016.

Em 2022, a Transparência Internacional avaliou os 27 governos estaduais e o Distrito Federal. Segundo o índice, Sergipe cumpriu a menor parte dos requisitos exigidos pela avaliação e atingiu um desempenho considerado ‘ruim’.

“O estado não apresenta regulamentação de normas consideradas essenciais para a promoção da integridade e transparência e pode melhorar o seu desempenho ao publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, incentivos fiscais, concessões de crédito e financiamentos, notas fiscais eletrônicas, registros públicos de empresas, além de publicar as agendas das autoridades estaduais”, publicou a Transparência Internacional.

A nota dada a Sergipe foi de 36,2 pontos, de um máximo de 100, figurando na 25ª posição, à frente apenas do Pará e do Acre. Para se ter uma ideia, o estado mais bem avaliado do país foi o Espírito Santo que atingiu a marca de 90,4 pontos.

Essa média é feita levando em conta a avaliação de oito indicadores, que são averiguados por questões, como, por exemplo, se o estado possui um Portal da Transparência, de fácil acesso, em até dois cliques, a partir do site principal do governo.

Necessidade de transparência

“Um governo aberto e engajado em melhores práticas significa mais monitoramento da sociedade, maior controle de autoridades e mais recursos empregados em saúde, educação, emprego e segurança”, diz a Transparência Internacional. 

Ainda segundo o órgão, o Índice de Transparência e Governança Pública oferece um mecanismo de monitoramento e promoção da transparência, permitindo uma boa governança nas esferas estaduais, municipais e federal.

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
TSE/Reprodução
19/08/2022  21h01 Confira agenda dos candidatos ao governo de Sergipe neste sábado (20/8)
Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
18/08/2022  21h00 Confira agenda dos candidatos ao governo de Sergipe nesta sexta (19/8)
TSE
18/08/2022  14h00 Confira o que é permitido ou proibido no dia da votação
MPF-SE / reprodução
17/08/2022  18h48 MP Eleitoral pede impugnação de seis candidaturas em Sergipe
Hugo Barreto/Metrópoles
17/08/2022  10h00 PF já abriu 23 mil inquéritos por crimes eleitorais