Socorrenses revelam o que esperam para a cidade nos próximos quatro anos | F5 News - Sergipe Atualizado

Desafios das Cidades
Socorrenses revelam o que esperam para a cidade nos próximos quatro anos
Nossa Senhora do Socorro é o segundo maior município da Região Metropolitana
Política | Por Fernanda Araujo 21/10/2020 10h30 - Atualizado em 21/10/2020 11h54


O segundo maior município da Região Metropolitana de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, com mais de 150 anos, é também o segundo maior colégio eleitoral sergipano, tendo 109.118 cidadãos aptos a votar, com maioria feminina (53,8%) e 46,2% do eleitorado masculino.

Com uma população estimada em julho deste ano pelo IBGE de 185.706 pessoas, o município concentra diversos conjuntos habitacionais. Entre os maiores estão: Marcos Freire I, II e III, Albano Franco, João Alves Filho, Piabeta, Fernando Collor, Conjunto Jardim, Parque dos Faróis e Taiçoca, em um perfil de grande aglomeração urbana.

[GALERIA][/GALERIA]

Com raízes históricas, a população socorrense possui uma diversidade cultural com manifestações folclóricas representadas pelos grupos de capoeira, quadrilhas juninas, além do Samba de Coco e do Reisado dos Idosos. A cultura negra também é marcante na cidade. No mês de junho tem início o Forró Siri, evento que reúne artistas de Sergipe e nacionais. Entre as atrações turísticas naturais, a Prainha do Porto Grande, na sede, é um dos principais pontos, onde acontecem ainda os festejos carnavalescos. Outra beleza natural é a Orlinha de São Brás, localizada às margens do Rio do Sal, no povoado São Braz.

A religiosidade também é marcante no município, com as celebrações da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que inclui novenas, lavagem das escadarias da Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a participação de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana, e procissão pelas ruas da cidade, além de celebrações da copadroeira do município, Nossa Senhora do Amparo.

Nossa Senhora do Socorro é também a segunda maior economia no estado. O setor de Serviços responde por 47% de sua movimentação econômica; o setor público, 34%; a indústria, 18%, e a agropecuária, 1%. A construção de centros comerciais e a chegada de grandes empresas têm impulsionado o comércio no município, a exemplo da construção de um grande shopping, além das indústrias de alimentos e bebidas; na agropecuária, o cultivo de coco, mandioca e cana-de-açúcar, a criação de gado para corte e leite e de camarão em viveiro.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas nos 75 municípios do estado. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o socorrense espera para o município nos próximos quatro anos.

 

Fotos: Saullo Hipolito/F5News

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Jefferson Rudy/Agência Senado
17/04/2024  20h10 Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Comissão Estadual da Verdade
17/04/2024  10h29 Morre Milton Coelho, militante histórico do PCB em Sergipe
Agência Brasil
16/04/2024  20h26 Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas
Jefferson Rudy/Agência Senado
16/04/2024  20h00 Comissão do Senado debate impactos no mercado após três anos da Lei do gás
Agência Alese
16/04/2024  16h35 Linda Brasil denuncia nova ameaça de morte e cobra segurança do Estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado