TCE aponta em quais áreas municípios precisam ser mais efetivos | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
TCE aponta em quais áreas municípios precisam ser mais efetivos
Política 19/12/2018 08h49


​A mais recente avaliação do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM)​, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), com base em números de 2017, mostra que, em geral, os municípios sergipanos precisam melhorar seu desempenho, de modo que suas gestões venham a atender as necessidades da população como um todo, e não apenas uma ou poucas áreas específicas.

Conforme consta na avaliação, dos 75 municípios sergipanos, 72 obtiveram, em média, classificação C+ (em fase de adequação) ou C (baixo nível de adequação), sendo que a escala inclui ainda os níveis B (efetiva), B+ (muito efetiva) e A (altamente efetiva).

Todos eles responderam a questões acerca de sete índices setoriais: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Há casos de municípios que obtiveram a classificação máxima em ao menos um item, porém, não mantiveram o desempenho nos demais.

No item Saúde, por exemplo, apenas o município de Divina Pastora obteve a classificação A. Outro exemplo sergipano com avaliação A ocorreu na categoria Cidades Protegidas, com o município de Itabaiana. 

Já no item Educação, um dos principais avaliados, nenhum município sergipano alcançou a classificação A. Os mais próximos disso foram os municípios de Aracaju, Lagarto e Carmópolis, que ficaram com a avaliação B+. 

A tabulação dos dados foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo TCE do Maranhão, após o TCE de Sergipe aplicar questionário junto aos municípios jurisdicionados.

"A ideia do IEGM não é fazer nem estimular uma competição entre os municípios, mas apenas demonstrar, em cada um deles, quais as áreas que demandam maior qualidade nos gastos públicos, para que a gestão atinja todos os aspectos necessários ao bem-estar social", comentou o conselheiro-presidente Ulices Andrade.

Dessa forma, a expectativa é que os índices obtidos auxiliem os gestores na análise das decisões e planejamento de políticas públicas.

Para saber o desempenho de cada município sergipano em todas as áreas avaliadas pelo IEGM, basta acessar o site do TCE: www.tce.se.gov.br.

 

Fonte: TCE-SE

Mais Notícias de Política
China Tom
28/03/2024  16h27 Lindolfo Amaral recebe título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal
Ele é conhecido por seu trabalho no teatro e sua contribuição para a cultura sergipana
Divulgação
27/03/2024  19h05 Com apoio de Laércio, São José adquire aparelhos que ajudam pacientes a voltar a ouvir
Hospital conseguiu a liberação de R$ 2 milhões pelo Ministério da Saúde
Divulgação
27/03/2024  06h56 Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Arthuro Paganini
26/03/2024  16h05 Alese aprova criação da Secretaria de Articulação com os Municípios
Objetivo é fortalecer as relações entre o governo e as administrações municipais
Graccho/TCE
26/03/2024  15h05 Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado