TikTok, Reels, lives: políticos apostam na criatividade para engajar nas redes
Alimentado pela pandemia, uso das plataformas digitais busca atrair o eleitor jovem Política | Por Laís de Melo 25/11/2021 08h00 - Atualizado em 25/11/2021 15h27Os políticos brasileiros têm cada vez mais se inserido no universo das redes sociais. Na última campanha eleitoral para eleger prefeitos(as) e vereadores(as), muitos aderiram ao movimento dos “reels” ou “tiktoks”, para se aproximar ainda mais do público internauta.
O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições 2020, Guilherme Boulos (Psol), manteve o perfil no TikTok ativo durante a campanha, e até hoje publica vídeos em tons engraçados, corpo a corpo com a população, além de jingles. Assim como a deputada Joice Hasselman (PSL) também utiliza essa mesma rede social para compartilhar vídeos.
Em Aracaju, um bom exemplo é o vereador Breno Garibalde (DEM), que tem utilizado essas ferramentas para divulgar o trabalho enquanto parlamentar na Câmara Municipal. Os vídeos do parlamentar são compartilhados na rede social Instagram, na maioria descontraídos, porém com alguma mensagem importante a ser passada, como é possível verificar abaixo.
Segundo ele, o objetivo é interagir com o público mais jovem. “Eu via muita gente desinteressada por política, sem querer falar sobre o assunto. A nossa ideia é tentar desmistificar e aproximar o eleitor. Hoje, com nossas redes sociais, a gente já consegue fazer com que os jovens debatam as pautas da cidade. Conseguimos mostrar como funciona o processo legislativo”, diz o vereador.
Ainda conforme Garibalde, que é um dos vereadores mais jovens da casa legislativa, o formato de vídeo tipo “Reels”, no Instagram, ou até mesmo “Story”, que tem duração de 15 segundos, atrai a atenção dos novos potenciais eleitores.
“Quando a gente faz um projeto de lei, a gente tenta transformar isso em reels. Antigamente, se via o vereador lá, falando não sei quanto tempo sobre o projeto, de forma chata. É claro que trazemos as coisas técnicas na legenda da postagem, mas a linguagem imediata é importante para que os internautas saibam o que está acontecendo”, disse.
Além dele, na Câmara Municipal de Aracaju, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) também colhe engajamento por intermédio de publicações descontraídas sobre o trabalho parlamentar nas redes sociais.