Valadares ressalta coragem e ideais defendidos por Itamar Franco | F5 News - Sergipe Atualizado

Valadares ressalta coragem e ideais defendidos por Itamar Franco
Para o senador, Itamar assumiu a Presidência e enfrentou as dificuldades com personalidade
Política 04/07/2011 15h24


Emocionado, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) encaminhou, nesta segunda-feira (4), requerimento de homenagem ao ex-presidente e senador Itamar Franco, dizendo que cumpria a missão "muito dolorosa" de reverenciar a memória de "um dos maiores políticos da história contemporânea do Brasil".

 

Valadares ressaltou que Itamar manteve a tradição dos homens públicos de Minas Gerais, identificados com os ideais da liberdade, da democracia e da ética. Ele o comparou a Milton Campos, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Pedro Aleixo. O senador disse que, juntos, aqueles políticos construíram um patrimônio que constitui exemplo para os brasileiros.

 

- Na esteira desses exemplos edificantes dos homens públicos de Minas, Itamar Franco exerceu seus cargos com a maior dignidade - afirmou.

 

O senador lembrou que, após longa carreira política, Itamar assumiu a Presidência da República em momento delicado para o país, mas enfrentou as dificuldades com sua personalidade firme e corajosa. Valadares assinalou que foi no governo Itamar Franco que o povo brasileiro escolheu, através de plebiscito, o sistema de governo presidencialista.

 

- Foi na gestão exemplar de Itamar Franco que foi idealizado o Plano Real, que, efetivamente, veio nos tirar da prisão que nos era proporcionada pelo processo inflacionário que humilha a Nação, que a torna mais frágil, provocando maior sofrimento, principalmente para a população mais pobre. Foi ele que teve essa coragem, esse espírito de um verdadeiro brasileiro preocupado com o futuro do seu povo - afirmou.

 

Valadares ainda lembrou que Itamar foi governador de Minas Gerais em 1998, atuando sempre na linha da honestidade, da autoridade, "que exercia sem nenhum destemor". Ele ressaltou que o momento é de tristeza, de condolências à família enlutada, ao povo de Minas e também ao povo do Brasil.

 

- É a palavra do Partido Socialista Brasileiro, que reconhece em Itamar Franco as qualidades de um verdadeiro brasileiro, identificado, como sempre foi, harmonizado, como sempre foi, com os ideais de liberdade, desenvolvimento e paz social no Brasil que vivemos - concluiu.

 

 

Mais Notícias de Política
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo
Dimas Silva
23/04/2024  14h31 Vídeo: Confusão interrompe sessão na Câmara de Nossa Senhora do Socorro
Motivo do tumulto foi procedimento de inscrição de vereadores para falar na tribuna
Agrese
23/04/2024  14h14 Agrese participa de evento sobre competitividade da indústria do gás natural em Brasília
O tema em torno da abertura da indústria do gás focou em melhorias regulatórias

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado