“Tá rindo do quê”, Valmir de Francisquinho? | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

“Tá rindo do quê”, Valmir de Francisquinho?
Blogs e Colunas | Joedson Telles 22/11/2018 21h46

Mais de 15 anos lidando com a política, praticamente todos os dias, e confesso ao internauta: ainda tropeço no que posso chamar, deixe-me ver, de ingenuidade diante de certos fatos? Acho que comunica. O último a exemplificar o pressuposto é o sorriso não tão amarelo do prefeito - afastado - de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, ao deixar a gaiola, após 15 dias por motivos de conhecimento de todos. 

Dentro de um carro, sentado no banco da carona, atraindo câmaras de vídeo e fotográficas, microfones, celulares e, sobretudo, pessoas, o sorriso de Valmir, o abraço que mandou para Sergipe, a tranquilidade aparente não comungam com as graves acusações que pesam contra ele. Cena patética.

Claro que a presunção da inocência é sagrada. Todavia não entra na minha cabeça Valmir ser preso acusado desviar, anualmente, cerca de R$ 2 milhões da Prefeitura de Itabaiana, segundo a delegada da Polícia Civil, Katarina Feitoza, e sua primeira aparição pública ser marcada por um sorriso. Lembrou o título daquele bom filme com o ator Adam Sandler, “Tá Rindo do Quê?”

A delegada afirmar que ele responderá por cobrança indevida de tributos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime de licitação, assegurar que tudo está comprovado e que há provas robustas e Valmir sorrir e mandar abraços ao ser solto para se explicar em liberdade?

É evidente que a beleza do direito está na persuasão. Os competentes advogados Evânio Moura e Raphael Magalhães conseguiram soltar Valmir e podem derrubar as provas citadas pela polícia. Todavia o momento não é propício ao comercial de creme dental. Até porque o filme não acabou. E não está descartado um retorno do prefeito à gaiola. Aliás, em acontecendo, a nova prisão será por muito mais tempo...

Contrariando o inquérito policial, se Valmir for inocente, como afirma, se passou todos estes dias preso injustamente, a indignação, a revolta, a raiva seriam sentimentos mais apropriados, no momento em que recuperou a liberdade.

Até porque a inocência não foi assegurada pelo Judiciário. É tanto que o desembargador Diógenes Barreto, que concedeu o chamado Habeas Corpus, lhe permitiu deixar o presídio, mas não reassumir o mandato de prefeito.

Pior ainda será se Valmir não derrubar a tese da polícia. Aí será o fim da picada. Meter a mão no dinheiro público, ir parar na cadeia e, ao conseguir a liberdade, sorrir e mandar abraços como se fosse um ídolo do cinema? Seria de um cinismo do canso, como dizem em Itabaiana. Até para um político não cairia bem.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado