​​​​​​​3 perguntas para o neurocirurgião Jesús Fernández sobre sua técnica inovadora | F5 News - Sergipe Atualizado

EXCLUSIVO
​​​​​​​3 perguntas para o neurocirurgião Jesús Fernández sobre sua técnica inovadora
Espanhol e equipe fizeram procedimento pela 1ª vez no Brasil no Hospital de Cirurgia
Cotidiano | Por Monica Pinto 16/03/2024 06h00


O Hospital de Cirurgia (HC), em Aracaju, foi palco de um procedimento pioneiro no país nas segunda e terça-feiras passadas (11 e 12): um mapeamento das emoções por meio de teste de inteligência artificial, durante neurocirurgia com paciente acordado e tendo o auxílio de equipe multidisciplinar, com fonoaudiologia e psicologia.

O autor do método inovador, o neurocirurgião espanhol Jesús Martín-Fernández, conduziu os procedimentos cirúrgicos juntamente com sua equipe, formada pelo neurocirurgião Pedro Péret del Rosario e a neuropsicóloga Natalia Navarro Peris.

Segundo informou o Hospital de Cirurgia, eles já percorreram mais de dez países pelo mundo, como França, Polônia, Argentina, Uruguai e Chile, para executar o método.

O convite para trazer ao Brasil a técnica pioneira partiu do Serviço de Neurocirurgia do HC, por intermédio do neurocirurgião Augusto Esmeraldo, que é integrante do serviço e responsável pela primeira neurocirurgia com paciente acordado com auxílio inédito de equipe multi no hospital sergipano.

Ainda conforme a casa de saúde, o médico Augusto Esmeraldo, que acompanhou Jesús Fernández e sua equipe na realização dos dois procedimentos, conheceu o espanhol durante um intercâmbio em Montpellier, na França, com o professor Hugues Duffau, considerado médico revolucionário da neurocirurgia e responsável pela criação do método da neuro com paciente acordado no mundo. Dr. Jesús é aluno de Duffau e aperfeiçoou a técnica criada pelo francês.

F5 News enviou ao neurocirurgião Jesús Fernández três perguntas, cujas respostas estão a seguir. A versão do Espanhol para o Português foi feita pela Assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia. Confira:

F5 News - quais os objetivos do mapeamento de emoções para o resultado da cirurgia?

Jesús Martín-Fernández - O mapeamento das emoções no paciente nos permite identificar quais são as regiões críticas das redes cerebrais responsáveis por processar as emoções. Ao identificá-las, podemos preservá-las, respeitar essas áreas e não removê-las junto com o tumor.

Portanto, o que se consegue no final - e é o que estamos tentando demonstrar com a validação - é preservar a qualidade de vida da pessoa, desde sua linguagem até seu processamento emocional.

F5 News - O senhor vem desenvolvendo essa técnica, mas no que ela consiste exatamente?

Jesús - A técnica da cirurgia acordada já tem muitos anos. Consiste em aplicar um estímulo elétrico diretamente ao cérebro e, com isso, descobrir se, naquele momento, o paciente falha no teste durante o estímulo elétrico. Sabemos que aquela área é responsável por essa função cerebral.

Isso vem de muitos anos atrás, foi desenvolvido nos Estados Unidos, mas o professor Duffau, em Montpellier, aperfeiçoou a técnica para tentar chegar à mente humana, à cognição e, assim, poder remover um tumor sem prejudicar a qualidade de vida.

O que eu fiz foi dar um passo adiante e desenvolvermos um teste que utiliza, entre outras coisas, inteligência artificial para gerar avatares hiper-realistas com expressões emocionais. Isso é apresentado ao paciente enquanto são aplicados estímulos elétricos em diferentes locais e, assim, descobrimos se aquela área pode ser removida ou não.

F5 News - Quais as principais aplicações da técnica, em que tipos de cirurgia neurológica?

Jesús - A aplicação ou indicação principal é a cirurgia de tumores cerebrais, dos tumores que crescem dentro do cérebro, geralmente gliomas, seja normalmente de baixo grau ou também alguns de alto grau, dependendo do paciente e das características. Contudo, a principal aplicação é para a cirurgia de tumores cerebrais.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Energisa
10/05/2024  09h54 Energisa já registrou 44 ocorrências de colisões em postes este ano
Reprodução/ SSP
10/05/2024  09h16 Duas mulheres são presas em flagrante por receptação no sertão sergipano
Reprodução/ Aena Brasil
10/05/2024  08h48 Aeroporto de Aracaju suspende recebimento de doações para o RS
Divulgação PF
10/05/2024  08h45 Operação da Polícia Federal investiga fraude contra a Caixa Econômica
AAscom Senac Sergipe
10/05/2024  08h38 Senac e Secom de Sergipe dialogam sobre convênio para estágios

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado