Cadeirante é detido pela Guarda Municipal ao cobrar acessibilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Coletivo
Cadeirante é detido pela Guarda Municipal ao cobrar acessibilidade
Guarda diz que passageiro impediu acesso de funcionários em empresa de ônibus
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 11/06/2019 17h29 - Atualizado em 14/06/2019 00h48


Indignado com os problemas de acessibilidade no sistema de transporte público de Aracaju, um passageiro com deficiência motora decidiu se manifestar em frente à garagem de uma empresa de ônibus, no bairro Santos Dumont, na zona Norte da capital, impedindo o acesso de veículos e funcionários. Momentos depois, o rapaz foi detido e retirado à força por agentes da Guarda Municipal.

A ação, que ocorreu na sexta-feira passada (7) em frente à Viação Atalaia, foi registrada em vídeos aos quais o F5 News teve acesso. Em uma das imagens, o rapaz, com tom de revolta, acusa a empresa de não ter se adequado à lei de acessibilidade e não realizar manutenção nos equipamentos dos veículos para a segurança dos passageiros com deficiência. O vídeo foi editado e o rosto dele, coberto para preservar sua privacidade.

Ao cobrar o direito de mobilidade, o rapaz disse ainda sob protesto que buscou medidas na Justiça sergipana, mas que o problema não é resolvido, e criticou a eficiência das fiscalizações por parte dos órgãos públicos. Ainda durante a gravação, o passageiro rechaçou a tentativa de tirá-lo do local. 

A Polícia Militar, a SMTT e a Guarda Municipal (GMA) foram acionadas para tentar contornar a situação. Depois das tentativas de liberar o acesso à garagem, em outro vídeo é possível ver o momento em que o rapaz teria sido retirado à força pelos agentes e colocado na viatura, após supostamente reagir. O cadeirante foi conduzido à Central de Flagrantes de Polícia Civil, na avenida Maracaju, na região norte da capital, onde a ocorrência foi registrada.

Ao F5 News, a GMA disse que o passageiro exigia que ele mesmo fizesse uma vistoria nos veículos da empresa para saber se tinham os equipamentos de acessibilidade para os deficientes. "Os agentes tentaram convencê-lo a não impedir o acesso dos ônibus e dos funcionários, ele foi convidado pela empresa a entrar, os fiscais permitiram a entrada dele, mas ele não quis e permaneceu em frente à garagem por mais ou menos duas horas", disse a assessoria.

A Guarda relatou ainda que o rapaz recebeu orientações pelos agentes no primeiro momento, porém ele foi detido por desobeder à ordem de sair do local e oferecer resistência à prisão. A assessoria orienta que, caso o passageiro se sentir em seu direito cerceado, ele deve procurar a Ouvidoria da Guarda Municipal, para que a denúncia seja apurada. Se for confirmado que houve excessos por parte dos agentes, um procedimento administrativo será aberto e os guardiões poderão ser punidos.

A informação ainda é que o passageiro chegou a registrar um Boletim de Ocorrência. F5 News tentou confirmar com a Secretaria de Segurança Pública, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), lamentou o fato e informou que a Viação Atalaia buscou todas as alternativas para "amenizar a situação de tumulto causada pelo passageiro de ônibus que esteve na sede da empresa na última sexta-feira, 07, com os ânimos exaltados. Mesmo recebido com cordialidade por funcionários da empresa, que inclusive atenderam seus pedidos de testes de acessibilidade nos ônibus, o passageiro acabou agindo de forma bastante intransigente e precisou ser contido pela Guarda Municipal".  

Ainda segundo a entidade, na empresa Atalaia, de 196 ônibus no total, somente cinco não têm elevador - os quais são os veículos mais altos que circulam em vias de área rural. Já em todo o sistema do transporte público coletivo na capital, 80% dos ônibus possuem elevadores de acessibilidade.

Diante das críticas sobre a fiscalização, a assessoria da SMTT informou que no dia 31 de maio foi feita uma vistoria na garagem da Atalaia, sendo que todos os itens de acessibilidade foram verificados, a exemplo dos elevadores e botoeiras. A Superintendência diz que, durante a fiscalização, foi constatado que a empresa faz o teste nos elevadores todos os dias antes dos ônibus saírem da garagem; quando algum apresenta problema, o veículo é imediatamente substituído.

A assessoria acrescentou ainda que os 30 ônibus novos entregues recentemente, também da empresa citada pelo passageiro, possuem todos itens de acessibilidade.

Ainda conforme a SMTT, outra fiscalização também foi feita no dia 5 de maio na garagem da Viação Modelo. "Há uma programação e faremos fiscalização em todas as empresas que integram o sistema de transporte coletivo. O que está sendo encontrado de irregular está sendo passado para as empresas, que se comprometeram a fazer as adequações", disse a assessoria. 

Foto: cedida ao F5 News

Vídeo: reprodução 

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom PMA
07/05/2024  12h18 Com 94 mm de chuva em 7hs, Prefeitura reforça monitoramento
Comitê de Gerenciamento trabalha para atender a população e minimizar os impactos
Arthuro Paganini
07/05/2024  12h02 Homem sofre afogamento na região dos lagos da Orla
Vítima foi resgatada por um popular e está internada no Huse
Reprodução Redes Sociais
07/05/2024  11h48 Jiboia aparece em rua no Santos Dumont, em Aracaju
Animal foi resgatado pela Adema e solto em área de preservação ambiental
Arquivo pessoal/ Divulgação
07/05/2024  11h07 Confira locais em Sergipe para entrega de doações ao Rio Grande do Sul
Doações estão sendo feitas após fortes chuvas que atingiram cidades do estado do sul
Divulgação PM
07/05/2024  10h47 Viaturas da PM se envolvem em acidente na Rota do Sertão
Uma das viaturas chegou a sair da pista. Não houve feridos 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado