Dois estudantes da rede pública de Sergipe vencem concurso internacional de redação
Cotidiano 13/09/2017 17:53 - Atualizado em 14/09/2017 14:28

Por Nathália Passos*

Sara Vitória dos Santos e Artur Bernardo, alunos da Escola Estadual Manoel Franco Freire, no bairro Jabotiana, em Aracaju (SE), foram dois dos três estudantes brasileiros premiados no concurso "I believe in Education", promovido pela instituição homônima com sede nos Estados Unidos. 

A edição deste ano premiou duas crianças americanas e três brasileiras - além das sergipanas, a outra é de São Paulo. 

Sara e Artur vão receber o equivalente a cem dólares cada um, e um certificado de reconhecimento, em solenidade nesta quinta-feira (14), na própria escola, com a participação de representantes da ONG idealizadora do concurso.

De acordo com o diretor da escola, Marco Aurélio Silva, a instituição ficou sabendo do concurso através da filha de uma professora que leciona na Manoel Franco. “A filha dessa professora é escritora, e falou pra gente a respeito deste concurso. Os professores se interessaram, e inscrevemos quatro alunos”, afirma Marco.

“A redação de Sara Vitória teve como tema a “Amizade Encantada”, e a de Artur Bernardo foi “A Menina da Caverna”, disse o diretor.

Para Marco Aurélio, essa performance no concurso internacional mostra que o ensino público pode, sim, ser ser motivo de orgulho.

Divulgação do concurso em Sergipe

A jovem escritora e estudante do 2° ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Alice Vitória Rocha, comenta que junto com a sua mãe Isabel Rocha, que também é professora da Escola Estadual Manoel Franco Freire, desenvolve o projeto intitulado “Um Sonho Possível”, o qual realiza visitas às unidades escolares para promover atividades de incentivo e fomento à produção literária Infanto-juvenil. Foi por meio da atuação de Alice Vitória Rocha que houve na escola a divulgação do concurso de redação I believe in Education. 

A escritora relembra que a parceria firmada com a I believe in Education aconteceu por meio dos contatos realizados com a representante da instituição, Viviana Ribeiro, que se interessou pelo trabalho de incentivo à leitura realizado por ela e pela professora Isabel Rocha. “Conheço a Viviana há quase dois anos, temos uma amizade e parceria via redes sociais. Nos comunicamos diariamente, trocamos ideias e sugestões sobre nossos projetos.  A parceria surgiu, porque acreditamos que a leitura e a educação são capazes de mudar o mundo”, comenta. 

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Mônica Pinto, DRT/SE 515

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.

Mais Notícias de Cotidiano
21/07/2018 16:15 Escola de Artes abre matrículas para quase 600 vagas no segundo semestre
Inscrições serão divididas em três datas entre o dia 23 e o dia 26, de acordo com o curso.
21/07/2018 10:26 Obras do Centro de Convenções de Sergipe são retomadas
Espaço de eventos na zona Sul de Aracaju foi demolido para reforma há três anos
21/07/2018 10:19 Saúde quer reverter a baixa cobertura vacinal em Sergipe
21/07/2018 09:02 Homem é preso após agredir a esposa na Grande Aracaju
21/07/2018 08:52 Mulher tem o carro roubado na zona Sul de Aracaju
Assaltantes abandonaram o veículo, mas subtraíram os pertences da vítima