Marisqueiras de São Cristóvão cobram liberação de seguro-defeso | F5 News - Sergipe Atualizado

Marisqueiras de São Cristóvão cobram liberação de seguro-defeso
Cotidiano 27/02/2018 12h00 - Atualizado em 27/02/2018 13h24


Por Fernanda Araujo

Marisqueiras e pescadores da Colônia de Pesca do município sergipano de São Cristóvão estão sem receber a primeira parcela do Seguro-Defeso do ano passado. Os trabalhadores deram entrada ao pedido do benefício em novembro de 2017, mas até agora não receberam os valores.

Segundo a Colônia, pelo menos 700 pessoas ainda não receberam o benefício, uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de defeso em que a pesca é proibida, são obrigados a paralisar a sua atividade para preservação das espécies.

A marisqueira Viviane Oliveira Nabuco trabalha no ramo há 13 anos e afirma que poucas pessoas conseguiram retirar a primeira parcela do seguro, no valor de R$ 935. O problema na liberação do benefício estaria acontecendo porque faltam digitadores no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Aracaju, responsável pelo cadastramento.

“Procuramos a previdência social de São Cristóvão e nos falaram que não tem nada de errado, mas está faltando funcionário no órgão da capital pra digitar os cadastros no computador e fazer a liberação do seguro, e dizem que não tem ninguém no local para fazer isso. Já estamos prestes a solicitar a segunda parcela – de seis em seis meses – e até agora nem a primeira recebemos”, critica.

A marisqueira Maurina Oliveira também lamenta a situação e diz que os trabalhadores já chegaram a ir ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria de Agricultura, mas nada foi resolvido. Enquanto isso, as contas só aumentam.

“Dependemos desse dinheiro para sobreviver. O pior são as dívidas, as contas dos cartões para pagar. É a mesma situação para todos, e isso não existe. O presidente da Colônia se ofereceu para colocar funcionário para ajudar, mas negaram, e fica um jogo de empurra”, conta Maurina, que trabalha no ramo há 13 anos.

F5 News procurou a assessoria de comunicação do INSS, por telefone e por email, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Foto: ilustração/ site Programa Peac

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Vítimas foram retiradas das ferragens pelos Bombeiros e encaminhadas ao hospital
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Animais foram encontrados no Povoado Volta. Criatório abastecia comércio na região
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Acidente aconteceu na noite deste sábado (18) na Rodovia SE-179
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Leite materno e comida com texturas e cores diferentes, são algumas das dicas
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado