Noivos surpreendem ao optar por um bufê vegano para festa de casamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Noivos surpreendem ao optar por um bufê vegano para festa de casamento
Perspectiva é que mercado se adapte cada vez mais à ideologia para uns; para outros, um estilo de vida
Cotidiano | Por Victória Valverde* 23/02/2019 09h00


 

A festa de casamento é um momento ímpar na vida de um casal. São muitos os preparativos: vestimentas, decoração, trilha sonora, lista de convidados e o bendito bufê. Ao escolher o menu, é importante que anfitriões e convidados igualmente saiam satisfeitos. Mas e quando os noivos seguem um estilo de vida vegano?

Segundo uma pesquisa do Ibope do ano passado, cerca de 14% dos brasileiros se declaram veganos ou vegetarianos atualmente. A estimativa equivale a cerca de 29,2 milhões de pessoas. Com essas dietas se tornando cada vez mais comuns, opções de menus veganos em cerimônias também ganham popularidade.

Novos valores

A advogada de 29 anos Viviane Mendonça é vegana há um ano. Seu noivo, o engenheiro Raphael Cavalheiro, também vegano, foi quem a apresentou ao novo estilo de vida.

“O que me levou ao veganismo foi abandonar as certezas e verdades impostas a mim desde nascença e começar a questionar minhas atitudes baseando-se apenas em ética. Uma vez que cortei todos os produtos de origem animal, senti minha saúde melhorar, meu corpo funcionar melhor. Senti minhas energias renovadas. Não parei mais. Me libertei”, diz Viviane.  

Quando ocorreu o noivado, o casal enxergou a decisão de ter um bufê totalmente vegano como algo natural. Segundo eles, “não existe espaço para dor e sacrifício em uma celebração de amor”.

Além do bufê, a cerimônia também passará por outras adaptações para se adequar à ideologia dos noivos. Na festa não haverá uso de nenhum produto que tenha algo de origem animal como ingrediente ou que seja testado em animais.

“Meu sapato será de material sintético, os canudos serão biodegradáveis. Também será reduzido o uso de plástico para diminuir o impacto do nosso lixo. Os padrinhos foram presenteados com bonsais e os convidados no dia da festa levarão uma plantinha de lembrança para incentivar o plantio e a reposição da flora”, explica a noiva.

Em relação à opinião dos convidados, Viviane diz não se importar com as críticas negativas e acredita que quem não conhecer a ideologia terá uma primeira experiência incrível com o veganismo.

“Estar em uma festa vegana e em alguma parte da comemoração esquecer completamente que não há nada de origem animal ali, é um argumento muito forte em favor de quem sabe que a transição pode ser feita de maneira natural e sem grandes privações”, diz a noiva.

O bufê

Para realizar o sonho do bufê vegano o casal contratou o “‎Maria Antonieta Cerimonial e Eventos”. A representante do cerimonial, Patrícia Melo, que atua há quatro anos no mercado, diz nunca ter visto um casamento vegano e enxerga essa festa como um divisor de águas.

“Fizemos uma logística com o envolvimento de dois bufês para que dê certo, já que na cidade não existe um bufê efetivamente vegano. Apesar disso, o mercado está cada vez mais aberto para este público. As pessoas podem cada vez mais ser quem são e isso reflete nos eventos”, relata a cerimonialista.

Dentre as comidas que estarão disponíveis no evento estão Canapés, quiche, quibe, bobó de couve flor, vatapá, massas, risoto de cogumelos, lentilha com cebola caramelizada, saladas e strogonoff de palmito.

O casal Vivian e Raphael mostra-se muito satisfeito com a encomenda e espera que o mercado de produtos e serviços veganos cresça cada vez mais.

“Acho super favorável pela perspectiva de que quanto mais empresas e restaurantes oferecerem opções veganas, mais pessoas que têm vontade de aderir ao veganismo sentirão menos a transição. O veganismo também é uma ferramenta de prestigiar e  desenvolver o mercado local e o pequeno produtor” relata a noiva.

 

*Estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto

Foto: Arquivo pessoal de Viviane Mendonça

Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Civil/Reprodução
26/04/2024  15h37 Vídeo: suspeito de furto de motocicleta em Aracaju é flagrado por câmera
Polícia Civil divulga imagens e pede ajuda para identificar o autor do crime
Flávia Pacheco/Agência Sergipe
26/04/2024  15h29 Mão amputada por arma branca é reimplantada com sucesso no Huse
Procedimento durou cerca de 10 horas e contou com uma equipe multidisciplinar
Mariana Carvalho/ Divulgação
26/04/2024  15h24 Tamar e Adema realizam retorno ao mar de tartaruga reabilitada
A equipe do Projeto Tamar comemora 50 milhões de animais devolvidos ao mar em 2024
SSP/Ilustrativo
26/04/2024  15h23 Mulher é presa suspeita de desviar R$ 28 mil de empresas que trabalhou
Polícia Civil investiga transferências bancárias indevidas e alto padrão de vida
Rede social/Reprodução
26/04/2024  15h00 Ícone do pagode, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre aos 51 anos
O cantor não Anderson não resistiu às complicações de um câncer inguinal

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado