Polêmica dos armários: UFS diz que recursos chegam a todos os departamentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Polêmica dos armários: UFS diz que recursos chegam a todos os departamentos
Segundo a instituição, foram atendidos pedidos de todas as áreas da graduação
Cotidiano | Por Emerson Esteves e Monica Pinto 11/08/2023 13h10 - Atualizado em 11/08/2023 19h19


Após a entrega de 300 armários do tipo locker para estudantes do Departamento de Medicina no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) render polêmica, F5 News conversou com o reitor da instituição de ensino superior, Valter Joviniano de Santana Filho, e solicitou a ele um apanhado dos valores relativos à aquisição de bens e serviços para os diferentes departamentos da UFS.

O portal ponderou que, a partir dessa especificação, seria viável demonstrar que não houve favorecimento ao Departamento de Medicina, como apontaram alunos de outros cursos nos comentários da postagem.

A matéria Armários para estudantes de Medicina da UFS geram polêmica nas redes foi publicada no dia 6 passado, mesma data em que o F5 News ouviu o reitor. "Tudo que foi apresentado no Plano de Contratações Anual (PCA) a UFS teve como contemplar e está sendo entregue em 2023", disse o professor Valter Joviniano. "Cada departamento tem o seu planejamento interno para melhorar o ambiente da graduação", informou ainda.

Na tarde desta quinta-feira, F5 News recebeu uma nota com as demandas para aquisição de bens e serviços que são adotadas através do Plano de Contratações Anual (PCA). "Sobre a entrega de 300 armários ao Departamento de Medicina, a Universidade Federal de Sergipe ressalta que a ação integra outras semelhantes já realizadas por toda a instituição. A gestão da UFS está atenta as demandas dos cursos e ressalta que os investimentos fazem parte de um planejamento anual, construído a partir das demandas apresentadas por departamentos, centros e campi, e consolidados a partir da disponibilidade orçamentária", inicia o texto. 

De acordo com a nota, até o momento, somente na aquisição de mobiliários e eletrodomésticos, planejada em 2022 para o PCA 2023, a UFS afirma ter investido pouco mais de R$ 2 milhões, atendendo pedidos de todas as áreas da universidade, sem distinção.

O maior número de itens demandados foi de eletrodomésticos, que inclui itens como bebedouros e ventiladores, num total de 679 unidades. Confira a distribuição dos entregues abaixo:

Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN): 238
Bicen: 1
Campus Itabaiana: 65
Campus Lagarto: 39
Campus Laranjeiras: 17
Campus Sertão: 25
Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA): 47
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): 66
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET): 106
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA): 2
Centro de Educação e de Ciências Humanas (CECH): 44
Colégio de Aplicação: 3
Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (DECAV): 4
Superintendência de Serviços de Infraestrutura (INFRAUFS): 54
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP): 41
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST): 26
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX): 1
Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI): 0

Segundo a UFS, o segundo maior volume de demandas foi  relativa a mobiliário, totalizando 719 unidades. No Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), por exemplo, onde estão cursos como Artes Visuais e Design, Ciências Sociais, Comunicação Social e Educação, foram solicitados 191 itens.

Já no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), que abriga Departamentos como Ciência e Engenharia de Materiais, Computação, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, foram solicitados 1.556 itens.

"Os itens requisitados foram encaminhados para licitação. Alguns já foram entregues, outros estão sendo processados e alguns tiveram o processo licitatório fracassado, quando não houve propostas apresentadas. Nesses casos, o processo é refeito", detalhou a instituição na nota.

O cronograma de requisições de bens e serviços para o ano 2024 se iniciou em janeiro deste ano e elas devem ser processadas até novembro, apontou a UFS.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Flávia Pacheco
10/05/2024  17h30 Governo iniciará novo protocolo para Carteira de Identificação da fibromialgia
PRF/ Reprodução
10/05/2024  17h13 Acidente entre carro e caminhão deixa vítimas presas às ferragens na BR-101
SSP/ Divulgação
10/05/2024  15h53 DHPP investiga morte de criança após mãe confessar autoria do crime
Freepik
10/05/2024  14h49 Confira locais em Aracaju para doações ao Rio Grande do Sul
PMA
10/05/2024  14h47 Sergipe está com alerta de chuvas intensas e ventos fortes até sábado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado