Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício Cotidiano 19/04/2024 09h32 - Atualizado em 19/04/2024 20h36Até esta sexta-feira (19), segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ir às agências dos Correios em Aracaju para dar entrada no auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença). A parceria é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado pelos Correios e pelo INSS em março deste ano.
Cinco unidades de atendimento da estatal localizadas na capital sergipana estão aptas a receber, digitalizar e encaminhar a documentação exigida para a solicitação do benefício, por meio do Atestmed - ferramenta criada pelo INSS para viabilizar a substituição da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica.
A primeira etapa do projeto-piloto aconteceu em Fortaleza/CE, no mês passado, em cinco agências da capital cearense. A expectativa é de que sejam feitos os ajustes necessários para a implantação do projeto em todo o país. Com isso, a capilaridade dos Correios será aproveitada para agilizar e facilitar a solicitação de benefícios, reduzindo filas e o tempo de espera dos segurados do INSS.
"Temos mais de 10 mil agências e presença em todas as cidades do Brasil. Com a parceria com o INSS, atuamos para facilitar a vida de milhões de brasileiras e brasileiros, uma diretriz que foi estabelecida pelo Presidente Lula quando tirou a estatal da lista de privatizações em seu primeiro dia de governo", afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A assessora da presidência do INSS e gestora do Atestmed, Renata Alcoforado, ressalta que o piloto é de grande importância para o instituto. “Escolhemos Aracaju de modo estratégico, para podermos analisar como funcionaria a aplicação do Atestmed e, posteriormente, expandirmos a iniciativa para todo o Brasil. Estamos acompanhando presencialmente os trabalhos nas agências dos Correios que fazem parte desse piloto, para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, afirma a gestora.
Atendimentos
O primeiro segurado a ser atendido em Aracaju foi o pintor autônomo Paulo Roberto do Nascimento. Ele esteve na Agência Central logo cedo, para dar entrada no pedido de auxílio por incapacidade temporária para sua esposa, que trabalha como professora e há cerca de um mês sofreu um AVC. “Vi no telejornal que era possível solicitar o benefício nos Correios, sem precisar agendar atendimento nem marcar perícia. Trouxe todos os documentos e espero poder agilizar o pedido”, contou.
Afastada do trabalho após passar por uma cirurgia, a técnica de enfermagem Laudicea Francisco dos Santos procurou os Correios para solicitar o auxílio. Ela foi atendida rapidamente na Agência Rua Acre e elogiou a iniciativa. “Essa parceria é maravilhosa para a população. Fiquei muito feliz quando soube que poderia dar entrada aqui nos Correios e que não precisaria aguardar pela perícia, que demora muito. A gente que está sem trabalhar tem pressa em receber o benefício”, comemorou.
O segurado Luis Ricardo Brito de Carvalho foi até a Agência do Distrito Industrial de Aracaju e também aprovou o projeto. “Minha experiência foi muito boa. Essa união vem para facilitar a vida do cidadão. Os Correios têm agências em vários lugares, então essa parceria faz com que o cidadão tenha mais opções de atendimento, em um momento em que ele precisa de agilidade. Com isso, ganha o cidadão, ganha o INSS e ganham os Correios”, avaliou.
Em Aracaju, o projeto-piloto acontece nas seguintes unidades: Agência Central, Rua Acre, Terminal Rodoviário, Distrito Industrial de Aracaju e Shopping Riomar. Para solicitar o auxílio por incapacidade temporária via Atestmed, sem necessidade de perícia médica, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto e atestado médico sem rasuras que tenha sido emitido há, no máximo, 90 dias, com nome completo do segurado, CID, período de afastamento, assinatura e carimbo do médico.
Por assessoria de comunicação.