Prefeitura orienta população sobre controle do caramujo africano | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Prefeitura orienta população sobre controle do caramujo africano
Saiba como lidar com a presença do vetor nas residências e cuidados a serem tomados
Cotidiano | Por Agência Aracaju 17/04/2024 16h45


Chuvas, solo úmido e vegetação em abundância são terrenos férteis para a proliferação de caramujos africanos. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), orienta como lidar com a presença do vetor nas residências e os cuidados a serem tomados.

Apesar de o caramujo africano (Achatina fulica) não transmitir esquistossomose, quando infectado por parasitas ele pode transmitir e desencadear outras doenças, a exemplo da meningite eosinofílica e enterites cujas consequências podem ser infecções intestinais com sintomas de hemorragias e dores abdominais.

O supervisor de esquistossomose e controle do caramujo africano, José Chagas, explica que é possível entrar em contato com o CCZ ou a Ouvidoria da Saúde para requisitar uma equipe na residência onde há presença de caramujo.

“Para solicitar a visita da nossa equipe na residência onde foi encontrado caramujo africano, é necessário ligar para o CCZ, através do número 3179 3528 ou ligar para a Ouvidoria pelo número 0800 729 3534, opção 2. Na residência, nossos profissionais irão orientar o proprietário sobre o manejo adequado do molusco sempre que ocorrer. Já em locais públicos, enviamos a demanda de recolhimento para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)”, explica Chagas.

Após o recolhimento, a orientação é colocar o caramujo em um depósito como latas ou tonéis para ser incinerado e depois ser descartado. Em seguida, martelar o casco, porque a umidade nem sempre deixa o fogo chegar na lesma. Além disso, a concha pode servir de depósito para as larvas do mosquito da dengue. Outra opção é realizar uma maceração do casco, sendo recomendável colocar cal virgem e enterrar.

Além dos cuidados em quintais com solo excessivamente úmido e com vegetação em abundância, do correto manejo e descarte dos caramujos, a população deve informar caso haja a presença de caramujos nesses locais. A orientação é evitar entrar em contato direto com esses animais.

Controle de Zoonoses

Para denunciar o aparecimento de moluscos, basta entrar em contato com o CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizado no Centro Administrativo do bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1286.

Mais Notícias de Cotidiano
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
30/04/2024  09h16 Mega sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
SSP
30/04/2024  09h00 Suspeito de estelionato é preso no Centro após sacar R$ 70 mil no banco
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  19h30 Procon Aracaju divulga levantamento de preços do gás de cozinha
SSP/Reprodução
29/04/2024  17h57 Operação Dupla Face prende quadrilha que lesava grandes empresas no Brasil
Reprodução
29/04/2024  17h45 Repórter da Globo é demitido após ser acusado de assédio sexual

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado