Projeto Solidário “Banho para Todos” chega a Aracaju neste mês
Iniciativa tem como objetivo proporcionar banho quente a moradores de rua
Cotidiano| Por Victória Valverde* 12/10/2018 09:04 - Atualizado em 11/10/2018 17:47

Ter acesso a um banho quente no final de um dia estressante é uma ato rotineiro na vida de muitos. Mas, para a população em situação de rua, tomar um banho é algo raro. Foi através desta reflexão que surgiu o projeto “Banho para Todos” em Aracaju (SE), idealizado pelo consultor de vendas Carlos Wagner.

“Projetos como este já existem em várias cidades do Brasil. Eu conheci um há três meses em Maceió. Me apaixonei e resolvi trazê-lo para nossa cidade”, relata Carlos, que é alagoano e mora em Aracaju há dez anos.

Determinado, Carlos se juntou a um amigo, o advogado Felipe Vasconcelos, para fazer o orçamento da estrutura do projeto em diversas fábricas de reboque. Em um desses locais, eles descobriram que alguém já tinha encomendado uma estrutura parecida. Entraram em contato então com Cleto Toledo, mais conhecido como "Galego da eletrônica".

“Eu não tenho bens materiais, não tenho casa própria, meu carro é simples, mas consegui o dinheiro para montar a estrutura do “Banho para Todos” através de rifas, onde ganhei três motos, que vendi para construir a estrutura do projeto”, diz Galego, que é técnico de eletrônica.

Galego também conheceu o projeto “Banho para todos” de outras cidades e quis trazê-lo para Aracaju. Movido pela fé, Galego acreditou que Deus colocaria no seu caminho voluntários que o ajudariam a concretizar a proposta. Foi aí que entrou em contato com Wagner e Felipe.  A parceria estava formada.  

Banho para todos

O projeto “Banho para Todos” já tem data de estreia em Aracaju: 22 de outubro, às 19h30 na praça  Fausto Cardoso.

“Já fomos lá, conversamos com os moradores do local e eles estão ansiosos pela visita do projeto. Vamos levar também doações de kits com diversos produtos de higiene”, antecipa Carlos Wagner, um dos idealizadores do projeto.

A estrutura usada no projeto, chamada de reboque, mede 2,50 metros de comprimento, 2,50 de altura e 1,60 de largura. Ela é composta de dois chuveiros (um feminino e um masculino), uma caixa de água de mil litros (que rende aproximadamente 40 banhos de 6 minutos) com instalação hidráulica e um gerador elétrico.

O projeto não tem nenhum patrocinador oficial, funcionando através de doações e da ajuda de voluntários, entre os quais já constam barbeiros, enfermeiros, médicos, bombeiros e um coral de igreja. Todos irão participar e enriquecer a primeira ação do “Banho para todos”.

 

*Estagiária sob a orientação da jornalista Mônica Pinto.

Mais Notícias de Cotidiano
22/10/2018 11:42 Órgãos municipais monitoram efeitos das chuvas em Aracaju
Durante a manhã desta segunda, foram registradas seis colisões de trânsito
22/10/2018 11:30 Transporte de turbinas volta a deixar SE100 parcialmente interditada
22/10/2018 11:30 Mulher e criança alvejados dentro de casa continuam sem previsão de alta
Tentativa de feminicídio teria sido motivada pelo fim do relacionamento
22/10/2018 10:59 Polícia Civil diz que queda de árvore pode ter provocado morte de Ruan
Investigadores descartam a participação de outras pessoas no caso
22/10/2018 10:35 Caso Laysa: SSP abre sindicância para apurar conduta de delegado
Amigos da transexual questionaram tipificação do crime feita pelo plantonista