Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Programe-se
Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Cotidiano | Por F5 News 28/03/2024 07h19 - Atualizado em 28/03/2024 07h31


Em razão das celebrações da Semana Santa, com o feriado da Sexta-feira da Paixão (29) e o Domingo de Páscoa (31), haverão alterações no funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e o que fecha neste final de semana.

Estado

O Governo de Sergipe decretou ponto facultativo na administração estadual para esta quinta-feira (28). Com a medida, alguns serviços e órgãos da administração pública estadual funcionarão com horário alterado, com exceção das atividades consideradas essenciais ou de urgência.

Ceac
As unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizadas na capital e interior do estado, estarão fechadas nos dias 28 e 29, e retornam às atividades normais na segunda-feira, dia 1º.

SSP
Permanecem em funcionamento, 24 horas por dia, os serviços do 190 (Polícia Militar), 181 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), assim como as delegacias plantonistas espalhadas pela capital e pelo interior. As demais unidades integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) não funcionarão nos dias 28 e 29.

Detran/SE
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) não realiza atendimentos na quinta e na sexta. O serviço restabelecerá o horário normal de atendimento na segunda, dia 1º, com atendimento das 7h às 17h30. 

Saúde
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi) e o Centro de Atenção Integral à Saúde (Case) não funcionarão na quinta-feira e na sexta. Os atendimentos retornam normalmente na segunda-feira, 1º de abril. O Hospital da Criança, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes irão funcionar normalmente durante o feriado prolongado.

As unidades anexas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes estarão temporariamente fechadas. Os serviços do Banco de Leite Humano Marly Sarney, do Ambulatório de Acompanhamento Maria Creuza Brito de Figueiredo e do Centro Especializado no Atendimento Infantojuvenil (Crai) serão interrompidos nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, retornando à operação normal na segunda-feira, 1º de abril.

Já no Hemose, o atendimento segue o seguinte cronograma:

28/03 (quinta-feira) - 7h às 11h

29/03 (sexta-feira) - feriado

30/03 (sábado) - 7h às 11h

31/03 (domingo) - não funciona

01/04 (segunda) - 7h30 às 17h

Ipesaúde
No período da Semana Santa, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Sergipe (Ipesaúde) terá o horário de funcionamento alterado. As unidades da autarquia em Aracaju e no interior estarão fechadas nos dias 28 e 29. Na segunda-feira, 1º, as atividades do Ipesaúde voltarão ao horário normal.

Já os serviços de urgência da autarquia funcionarão normalmente: Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia - SPA (24h); Urgência Odontológica (das 7h às 19h); Urgência Pediátrica (24h) e Urgência Ortopédica (24h). 

Banese
Na quinta-feira (28), as unidades do Banco do Estado de Sergipe (Banese) seguem com atendimento normal ao público. Na capital, o horário vai das 10h às 16h. Já no interior, vai das 10h às 15h. Na sexta-feira, as agências estarão fechadas, retomando o atendimento no dia 1º de abril.

Serviços Municipais

Saúde
Funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).

A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.

O serviço de vacinação nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins, que só está funcionando aos sábados, não funcionará no dia 30, retornando no sábado seguinte, dia 6. 

Os atendimentos do Programa Ver a Vida aconteceu até a quarta, dia 27, retornando no dia 1º.

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento.

Estarão fechadas as Unidades de Saúde da Família e a sede administrativa da SMS, retornando ao funcionamento no dia 1º.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), que funciona de segunda a sexta, não funcionará nos dias 28 e 29, retomando os atendimentos na segunda-feira, 1º, a partir das 7h.

Mercados Municipais e Feiras Livres
Os mercados centrais Antônio Franco, Thales Ferraz e Virgínia Franco, assim como os setoriais (bairros), funcionam na sexta-feira, 29, das 6h às 14h. Na quinta-feira, 28, sábado, 30 e domingo, 31, os espaços de comercialização abrem em horário normal. 

As feiras livres, que normalmente acontecem às sextas-feiras, essa semana serão antecipadas para quinta-feira, 28, em seus horários habituais, são elas: Manhã - São José, Suíssa, Castelo Branco, Médici, Sol Nascente, Agamenon Magalhães e Jessé Pinto Freire. Tarde - Aruana e Lamarão.

Já as feiras do sábado, 30, e do domingo, 31, ocorrem sem alteração.

Operacional
Na Sexta-feira da Paixão, dia 29, a coleta do lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma. Neste dia, os serviços de limpeza pública serão realizados com redução de equipes, e as atividades nos ecopontos e do Cata Treco estarão suspensas. Já a equipe de podação trabalhará em regime de plantão. 

Parques, Orla e Chica Chaves
Os parques funcionarão em horário normal na Sexta-feira Santa: o Governador Augusto Franco (Sementeira), no Jardins, abrirá das 5h às 21h30; e o Ecológico Poxim, no bairro Inácio Barbosa, das 6h às 18h.

O Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, fecha na quinta e na sexta e reabre sábado, das 9h às 16h, e domingo fechado.

Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h.

Defesa Social e Cidadania
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará, podendo as denúncias e registros de reclamações serem realizadas de forma on-line, através da plataforma AjuInteligente ou através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Educação
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, e as unidades de ensino municipais não funcionam na quinta e sexta-feira, assim como o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para pessoas com deficiência visual.

Funcaju
Todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas nos dias 28 e 29 de março, retornando às atividades na segunda-feira, 1º de abril

Fundat
A sede e todas as unidades da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) estarão fechadas durante o feriadão.

Shoppings
Nos Shoppings Riomar e Jardins, as operações de lazer e gastronomia abrem ao meio-dia de sexta, funcionando até às 21h. As demais lojas estarão fechadas. No fim de semana, o Riomar Aracaju e o Jardins retomarão o horário de funcionamento habitual. No sábado, 30 de março, os shoppings irão operar das 9h às 22h, com grandes marcas abrindo às 9h e demais lojas às 10h. No domingo, 31 de março, os restaurantes, praças de alimentação e atrações de lazer funcionarão das 12h às 21h; grandes marcas, das 13h às 21h; demais lojas e quiosques, das 14h às 20h. Os hipermercados irão operar de acordo com o horário da rede GBarbosa.

Supermercados
A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informou que os estabelecimentos estarão fechados na sexta-feira (29). No sábado e no domingo, os supermercados abrirão normalmente, respeitando os horários de cada rede.

Bancos 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias operarão normalmente nesta quinta-feira. Na Sexta-feira Santa, todas as agências bancárias estarão fechadas. O atendimento bancário retorna na segunda-feira, dia 1º.

Ferreira Costa
Devido ao feriado de 29 de Março, a loja da Ferreira Costa de Aracaju estará fechada. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado