Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Laércio destaca a importância do ensino técnico profissional
Senador fez suas observações no bojo da discussão do Novo Ensino Médio
Política 17/04/2024 20h10


O senador Laércio Oliveira (PP/SE) discursou nesta quarta-feira, 17, no Plenário do Senado sobre a discussão do novo Ensino Médio e a inserção do ensino técnico profissional. “Esse é um assunto que defendo há anos. Não há país que tenha crescido economicamente sem investir em educação profissional. Para que a economia se desenvolva, o cidadão precisa ter habilidades compatíveis com as necessidades do setor produtivo”, disse o parlamentar.

Ele destacou que no Brasil existe um problema: “o atual Ensino Médio tem a pretensão de passar um extenso currículo como meio de preparar o jovem para o Ensino Superior. Porém, na prática, as vagas na universidade ainda são limitadas e o ensino público, muitas vezes, não é capaz de tornar competitivos os candidatos das classes mais vulneráveis, que acabam ficando sem acesso a um curso universitário e sem uma profissão”, observou.

O senador lembrou que uma das heranças que a escravidão deixou no Brasil é a ilusão de que os trabalhos manuais e técnicos seriam menos meritórios que as atividades intelectuais. “Essa mentalidade nega a diversidade do ser humano, que pode, evidentemente, almejar a pesquisa científica e as atividades intelectuais, mas que também pode ter tantos outros sonhos e talentos em nível mais técnico e operacional, e igualmente imprescindíveis à sociedade”, disse.

Laércio enfatizou a importância da conexão com o mercado. “Nesse aspecto, uma escola profissionalizante em uma região produtora de grãos, por exemplo, precisa desenvolver cursos para a agroindústria e agropecuária. Outra região pode ter seu foco em turismo ou desenvolvimento de software. O importante é que se formem jovens em cursos que guardem relação com o sistema ocupacional da região”, explicou.

O senador citou como exemplo sua nova missão em Sergipe que está em vias de passar por uma grande transformação no setor de energia, gás e petróleo nos próximos anos, com a aprovação da Lei do Gás. Mas, para acessar esses empregos, os nossos trabalhadores precisam estar plenamente qualificados. “Uma emenda de minha autoria destina R$ 20 milhões para o Programa Primeiro Emprego, do Governo de Sergipe. Este programa tem como objetivo capacitar mais de 5 mil jovens no estado e proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho através do ensino técnico”.

O parlamentar lembrou que o programa inclui a captação de vagas, parcerias com empresas, qualificação da mão de obra e fornecimento de bolsas de auxílio e alimentação durante seis meses. “A expectativa é que a iniciativa aproxime os jovens em busca de emprego das empresas que procuram mão de obra qualificada”, disse.

Laércio Oliveira encerrou seu discurso dizendo que “nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superar a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada. É hora de investir ainda mais na capacitação profissional dos jovens”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Mais Notícias de Política
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
29/04/2024  19h00 Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado