Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas
O objetivo é a proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos
Política | Por F5News 26/03/2024 15h05


O Acordo de Cooperação que institui o Pacto Estadual da Primeira Infância foi assinado na manhã desta terça-feira (26), em reunião presidida pelo conselheiro José Carlos Felizola, coordenador da primeira infância do Tribunal de Contas de Sergipe (TCESE). O encontro ocorreu na sede da Corte de Contas sergipana.

Na oportunidade, assinaram a adesão ao Pacto representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), dos ministérios públicos de Contas (MPC) e do Estado (MPE), da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Também integrarão a ação o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e a Assembleia Legislativa (Alese).

A iniciativa tem o propósito de criar uma agenda compartilhada entre os órgãos envolvidos para facilitar a atuação coordenada e colaborativa, a fim de visualizar um diagnóstico, bem como identificar, disseminar e fomentar a implementação de boas práticas do Marco Legal da Primeira Infância.

"O que se propõe aqui é um pacto para que todos esses atores possam unir forças, tomar conhecimento e implementar políticas públicas através dos governos municipais e estadual, e também o próprio Governo Federal, no intuito de proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos, que é o que a gente chama da primeira infância", explica Felizola.

O defensor-geral do Estado de Sergipe, Vinícius Menezes Barreto, avaliou a iniciativa como moderna e ressaltou a importância para o engajamento das políticas públicas voltadas para essa área. "O Tribunal de Contas é um fomentador também, assim como a Defensoria Pública, de serviços públicos, fomentador de políticas públicas, e como tal estamos aqui hoje vivendo esse exemplo e o Tribunal de Contas ao encampar esse tipo de política está prestando excelente e relevante serviço à sociedade", disse.

Segundo dados do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CEPMMIF), até outubro de 2023, o coeficiente de mortalidade infantil no estado atingiu 19,5 mortos para cada 1.000 nascidos - coeficiente que tem apresentado alta nos últimos dois anos.

"[...] A criança nessa primeira fase de vida, merece todo o nosso cuidado. Já tem estudos que, nessa primeira fase, quanto mais a criança é cuidada, estimulada, atendida nas suas necessidades, mais ela se desenvolve como um adulto saudável. Inclusive, é bom ressaltar que essa importância da primeira infância já vem se estudando há muito tempo", afirma a promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Lilian Carvalho.

O procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes, conta que essa iniciativa já vem sendo desenvolvida em outros estados e "os resultados por todo o país já são muito animadores. Então, nós acreditamos que aqui também seja. Nós vamos replicar essa experiência e ajudar a divulgar boas práticas de promoção das políticas públicas para a infância".

A assinatura contou também com a presença da coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), juíza Iracy Mangueira; e da vice-presidente da Comissão da Infância e Adolescência da OAB/SE, Verônica Passos;

Workshop

Uma das primeiras ações do Pacto será o Workshop "Primeira Infância é da Nossa Conta", no próximo dia 9 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

O evento, que ocorrerá das 8h30 às 14h30, reunirá servidores, jurisdicionados, autoridades e vários atores da área para debater aspectos relacionados à Primeira Infância.

"Desafios e iniciativas da atenção à Primeira Infância" e a "A força do Pacto Nacional pela Primeira Infância - Selo Unicef" são temas de duas das palestras a serem ministradas durante o evento.

Programação completa e inscrições disponíveis no hotsite www.tce.se.gov.br/primeirainfancia

 

Fonte: Ascom TCE

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado