A Estratégia do Oceano Azul | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

A Estratégia do Oceano Azul
Escolha o oceano que você deseja navegar. A vida é feita de escolhas constantes. Escolha!
Blogs e Colunas | Diego da Costa 10/07/2021 16h30 - Atualizado em 10/07/2021 16h32

Você gostaria de navegar em um oceano azul ou no oceano vermelho? Voar em um céu azul limpo ou voar em um céu com trovão, raio, tempestade, pesado? 

A decisão é sua. Você sabia disso? Como trabalhar estratégias assertivas, inovadoras com mudança para o melhor? Existem técnicas e ferramentas que vão ajudar você neste caminho. No livro "A estratégia do oceano azul", dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, está escrito que "o objetivo principal o desenvolvimento de métodos para tornar a concorrência irrelevante, por meio da criação de novos setores e demandas". A inovação é debatida a todo instante, sendo vista pelos autores como o conceito chave para a criação de “Oceanos Azuis”.

"Para entender melhor esse contexto, é preciso imaginar que no mundo corporativo existem dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. No primeiro navega a grande maioria das empresas, que pelo sangramento causado com a grande competição entre os negócios, de uma briga cada vez mais constante por espaço e clientela, possuí como principal preocupação a conquista de uma parcela cada vez maior da demanda existente e o incentivo em manter-se atento ao que o concorrente está fazendo. Já no azul, o qual é bem menos populoso, de água límpida, navegam as empresas diferenciadas, de sucesso, e as oportunidades cada vez mais crescentes." 

A concorrência deve ter foco em cooperação, nas atividades vencedoras. O olhar para entender mercado e oferecer valor ao seu cliente. Quem é o seu cliente? Qual o seu negócio? Comece a escrever e traçar estratégias que vão mudar a sua vida. Aceite e tenha o desejo de navegar no oceano azul. 

Cuidado com a manutenção do baixo preço e da concorrência acirrada. Fique atento ao caminho, então o verbo é despertar desejo dos clientes, colocar valor no seu produto e serviço. O livro traz muitas estratégias focadas nos mercados diferentes, inovar e perseguir novos caminhos. Objetivos, metas, planos de ação são indispensáveis para o melhor caminho. Raciocínio lógico e paciência também vão ajudar no seu caminho. A estratégia do oceano azul é para solucionar problemas que estão no mercado. Não é sobre preço, é sobre valor. 

Algumas organizações que resolveram navegar no Oceano Azul: Apple, Uber, Whish, Amazon, Google, Cirque de Solei, SmartFit, entre outras. Observe o modelo destas e tantas outras organizações. Bons exemplos. 

Vale a pena! Espero que você tenha gostado deste texto, compartilhe com seus colaboradores, amigos e parceiros. Eles vão adorar! Gratidão! 

Instagram: @admdiegodacosta

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado