A Estratégia do Oceano Azul
Escolha o oceano que você deseja navegar. A vida é feita de escolhas constantes. Escolha! Blogs e Colunas | Diego da Costa 10/07/2021 16h30 - Atualizado em 10/07/2021 16h32Você gostaria de navegar em um oceano azul ou no oceano vermelho? Voar em um céu azul limpo ou voar em um céu com trovão, raio, tempestade, pesado?
A decisão é sua. Você sabia disso? Como trabalhar estratégias assertivas, inovadoras com mudança para o melhor? Existem técnicas e ferramentas que vão ajudar você neste caminho. No livro "A estratégia do oceano azul", dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, está escrito que "o objetivo principal o desenvolvimento de métodos para tornar a concorrência irrelevante, por meio da criação de novos setores e demandas". A inovação é debatida a todo instante, sendo vista pelos autores como o conceito chave para a criação de “Oceanos Azuis”.
"Para entender melhor esse contexto, é preciso imaginar que no mundo corporativo existem dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. No primeiro navega a grande maioria das empresas, que pelo sangramento causado com a grande competição entre os negócios, de uma briga cada vez mais constante por espaço e clientela, possuí como principal preocupação a conquista de uma parcela cada vez maior da demanda existente e o incentivo em manter-se atento ao que o concorrente está fazendo. Já no azul, o qual é bem menos populoso, de água límpida, navegam as empresas diferenciadas, de sucesso, e as oportunidades cada vez mais crescentes."
A concorrência deve ter foco em cooperação, nas atividades vencedoras. O olhar para entender mercado e oferecer valor ao seu cliente. Quem é o seu cliente? Qual o seu negócio? Comece a escrever e traçar estratégias que vão mudar a sua vida. Aceite e tenha o desejo de navegar no oceano azul.
Cuidado com a manutenção do baixo preço e da concorrência acirrada. Fique atento ao caminho, então o verbo é despertar desejo dos clientes, colocar valor no seu produto e serviço. O livro traz muitas estratégias focadas nos mercados diferentes, inovar e perseguir novos caminhos. Objetivos, metas, planos de ação são indispensáveis para o melhor caminho. Raciocínio lógico e paciência também vão ajudar no seu caminho. A estratégia do oceano azul é para solucionar problemas que estão no mercado. Não é sobre preço, é sobre valor.
Algumas organizações que resolveram navegar no Oceano Azul: Apple, Uber, Whish, Amazon, Google, Cirque de Solei, SmartFit, entre outras. Observe o modelo destas e tantas outras organizações. Bons exemplos.
Vale a pena! Espero que você tenha gostado deste texto, compartilhe com seus colaboradores, amigos e parceiros. Eles vão adorar! Gratidão!
Instagram: @admdiegodacosta
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.