Gestão: Análise, Decisão e Implantação | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Gestão: Análise, Decisão e Implantação
Gestão é o que você precisa para alcançar seus resultados.
Blogs e Colunas | Diego da Costa 31/01/2022 10h30 - Atualizado em 31/01/2022 10h38

O que é gestão? Uma empresa, um empreendimento com foco em gestão tem a grande probabilidade de alcançar seus resultados positivos. O objetivo aqui é difundir o conhecimento sobre gestão para mais e mais pessoas. Você precisa entender dos desafios para realizar uma gestão com qualidade.

Você sabe como funciona uma empresa, um negócio? A análise é fundamental para iniciar esse caminho. Analisar o microambiente e o macroambiente. Uma empresa cria e entrega algo de valor para pessoas que têm necessidades claras e expectativas. A análise atravessa o processo de encontrar, escrever os pontos fortes e fracos (ambiente interno), além das ameaças e oportunidades (ambiente externo) conhecido como “Riscos”. Neste momento cabe entender sempre dos dois P´s para a gestão. O primeiro P é das Pessoas e o segundo P é dos Processos.

A decisão cabe dentro da estratégia organizacional. O líder da empresa, com a equipe estratégica, vai definir a missão, visão, valores e, “agora vem o pulo do gato”, uma lista de prioridades. Vale muito pensar e realizar caminhos para o mercado, onde estão e quem são seus clientes? Como iniciar o processo das finanças? Qual a capacidade que a empresa tem de saber seus controles financeiros? A lista de prioridades pode ter o foco nos clientes, mercado, finanças, marketing, idealização da empresa, tecnologia, pessoas (recrutamento, seleção, treinamentos, recursos, ...). Pense bem a sua empresa, o seu trabalho, o caminho que vai apresentar os resultados.

A implantação é o operacional onde todos devem e podem entregar suas tarefas. Neste momento é aplicado o famoso “Plano de Ação” usando ferramentas específicas (5W2H, SCRUM, TRELLO, PDCA ...). A partir de agora o projeto está na “rua”, a empresa começou a sua operação. O objetivo é sair do estágio atual para um estágio futuro com excelência, com lucratividade, onde todos estão ganhando. Como sair da situação atual e chegar à excelência? Somente com a gestão, com a análise, decisão e implantação. Não espere o amanhã para realizar o que tem que ser feito hoje. 

Gestão é buscar alternativas e analisar todas as possibilidades para chegar ao nível de excelência. Os problemas vão aparecer todos os dias e buscar a solução destes problemas é, também, uma passagem para o sucesso. Então, faça gestão, resolva os problemas a cada dia e os resultados vão aparecer. Acredite, hoje é o dia.

Diego da Costa é profissional de administração com pós-graduação em gestão de marketing e MBA em gerenciamento de projetos. Instagram e Linkedin.
 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado