Histórias do Agro Sergipano (Capítulo IV) | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Histórias do Agro Sergipano (Capítulo IV)
Uniagro: Exemplo de associativismo na agricultura familiar.
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 20/09/2021 07h42

Nessa jornada sobre as histórias do Agro Sergipano, jamais poderíamos deixar de mencionar casos exitosos advindos da pequena agricultura, chamados também de agricultura familiar. Ainda mais, em um estado territorialmente pequeno como o nosso e onde esse setor da socioeconomia primária cumpre um relevante papel nas principais atividades agropecuárias sergipanas.

Por isso que no capítulo de hoje falaremos sobre a Associação Comunitária União dos Estudantes e Agricultores do Estado de Sergipe – UNIAGRO, sediada no município de São Domingos.

O ainda estudante de agronomia, Júlio Renovato dos Santos, em conjunto com agricultores familiares da região vislumbraram que para melhorar seus pequenos negócios rurais era necessário aumentar a produtividade de seus cultivos, bem como, aprimorar substancialmente a comercialização da produção. Sabedores de que por inciativa isolada o acesso às técnicas e aos processos que acarretariam a desejada melhoria seria por demais espinhoso, decidiram fundar no dia 23 de julho de 2009 a Uniagro.

Nesse toar, a associação procurou orientações através de valiosas parcerias com a Universidade Federal de Sergipe, SEBRAE, Instituto de Cooperação para o desenvolvimento rural sustentável (ICODERUS), empresas privadas e entre outros. Onde, através do compartilhamento e da sinergia de ideias, do conhecimento técnico-científico e dos saberes populares, o aumento da produtividade e da abertura de novos mercados compradores foram consequências naturais.

Sem se acomodar com os primeiros resultados positivos, em 2018, com objetivo de agregar valor à produção de seus associados e parceiros, a Uniagro constrói uma pequena fábrica de polpas de frutas e de beneficiamento da farinha de mandioca, com capacidade de produção diária de 2.000 quilogramas para cada produto.

Dentre as atividades agrícolas desenvolvidas por seus associados destacam-se os cultivos de acerola, graviola, maracujá, abacaxi, hortaliças e mandioca. As quais, são comercializadas in natura ou processadas.

Atualmente, a associação tem mais de cem agricultores familiares associados e mais outros quatrocentos parceiros pertencentes a outras associações, que se somam aos objetivos de proporcionar assistência técnica, novos canais de comercialização e, em especial, realizar ações que promovam a sustentabilidade de suas áreas e a identidade cultural dos pequenos produtores rurais sergipanos.

Importante salientar que no âmbito da comercialização, seus produtos são vendidos, não somente, para os mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar-PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, mas também para as lanchonetes, bares, restaurantes e residências.

A trajetória da Uniagro inexoravelmente nos mostra que a organização, o associativismo, a assistência técnica, o uso de tecnologias, o aprimoramento na comercialização e o beneficiamento da produção resultam, sobejamente, na melhoria da qualidade de vida das famílias dos pequenos agricultores.

Por fim, a Uniagro também é uma prova que a chamada agricultura familiar não precisa de protagonistas de suas necessidades, necessita apenas que a sociedade e, em especial, o poder público sejam indutores do seu desenvolvimento.

 

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado