Alerta de golpe envolvendo boleto do IPVA é falso, afirma Detran-SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Alerta de golpe envolvendo boleto do IPVA é falso, afirma Detran-SE
A autarquia lembra que anualmente encaminha os boletos via Correios
Cotidiano | Por F5 News 04/03/2024 16h16


Nos últimos dias, um áudio tem sido compartilhado através de grupos no Whatsapp, alertando para um suposto golpe relacionado ao boleto do IPVA em Sergipe. No áudio, um homem não identificado aconselha os ouvintes a não efetuarem o pagamento caso recebam o boleto pelos Correios em casa, afirmando que o código de barras verdadeiro do documento deveria começar com o número 047 - o que não era o caso do dele. 

O homem no áudio alerta que, ao pagar o boleto recebido pelos Correios, o valor seria debitado em uma conta diferente da do Detran, levantando suspeitas sobre a autenticidade do documento.

No entanto, o F5 News entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) para verificar a veracidade das informações e o órgão esclareceu que a circulação da notícia sobre o possível golpe é falsa.

Em comunicado, o Detran-SE informou que anualmente, no mês de janeiro, encaminha o boleto do IPVA e licenciamento via Correios para os proprietários de veículos da frota de Sergipe, com vencimento para março do mesmo ano, visando maior comodidade aos clientes.

O órgão ressaltou que, durante o período de janeiro a março, não há correção da Unidade de Padrão Fiscal (UFP) nos boletos enviados para casa. Eventuais divergências nos valores, se o documento for emitido pelo site do Detran, são referentes a anos anteriores, não ao ano em exercício.

Para verificar a autenticidade do documento de arrecadação recebido em casa, o Detran orienta os cidadãos a acessarem o site oficial e utilizarem a opção "Veículo - consultas gerais - doc. arrecadação de licenciamento enviado para residência", inserindo o número do DUA para confirmação.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado