ANP interdita 11 pontos de revenda de gás de cozinha e um posto | F5 News - Sergipe Atualizado

ANP interdita 11 pontos de revenda de gás de cozinha e um posto
Força-tarefa fiscalizou mais de 80 estabelecimentos em Sergipe
Cotidiano 25/09/2015 13h22


Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo

A Força Tarefa realizada esta semana pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em parceria com órgãos de controle sergipanos fiscalizou 56 postos de combustível e 30 estabelecimentos que revendem o gás do tipo GLP, gás de cozinha, em dez municípios. O balanço das operações foi divulgado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (25).

Entre os postos, apenas um na cidade de Itabaiana, no Agreste do Estado, apresentou uma não conformidade e o proprietário foi conduzido à Delegacia. Na análise geral a ANP classificou como “muito bom” o comércio de combustíveis no estado.

Já entre pontos de revenda de botijão, os fiscais identificaram inadequações em 11 estabelecimentos que foram interditados por falta de segurança. Em um deles, foi verificada a venda de botijões de 13 quilos com quantidade de gás abaixo do recomendado, conforme destacou a gerente de metrologia do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Anaide Lisboa. O Ministério Público colocou em sua mira esses estabelecimentos.

A Promotoria da Defesa do Consumidor vai agendar audiências extra-judiciais para continuar investigando o funcionamento dessas unidades. “Esses pontos de revenda de gás de cozinha interditados representam um risco para a segurança física não só de quem comercializa, mas de todos que estão na vizinhança. Vamos acionar o Corpo de Bombeiros para saber se eles estão com o certificado de funcionamento regularizado. Além disso, vamos apurar a venda clandestina do produto”, disse a promotora Euza Missano.

O MPE ainda destaca que os consumidores podem contribuir com a fiscalização. As revendedoras devem ter uma balança de precisão à disposição do comprador para que ele possa verificar se a quantidade do produto que ele está adquirindo corresponde ao que consta no rótulo e os botijões devem estar com o lacre do fabricante intacto.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) atuou coletando informações e documentos que servirão de embasamento para auditorias futuras. Os fiscais verificaram a emissão de nota fiscal e constataram ainda que em apenas três postos o Livro de Movimento de Combustível – que deve ser  atualizado diariamente - estava com um mês de atraso.

Já o Procon Municipal autuou dez postos de combustível pela ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor e deu prazo de dez dias para regularização, sob pena de serem multados. Os fiscais ainda analisaram as especificações sobre formas de pagamento e detalhamentos de preços nos produtos e nas placas informativas.

Todos os órgãos vão elaborar um relatório que será encaminhado ao MPE.

Foto: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado