Após suspeita de crimes, CNJ afasta desembargador Luiz Mendonça do TJSE
O desembargador foi alvo de Operação da PF por venda de sentenças do TJSE Cotidiano | Por F5 News 29/03/2023 10h00 - Atualizado em 29/03/2023 10h42O desembargador Luiz Antônio Mendonça, membro do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), foi afastado do cargo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada nesta terça-feira (28). O CNJ também abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado, que é investigado pela Polícia Federal por suposto esquema de venda de sentenças judiciais.
Luis Felipe Salomão, ministro relator do caso, defendeu o afastamento cautelar do magistrado, em decorrência das acusações de vários crimes, como suposta negociação de liminar, participação em homicídio, como autor imediato, lavagem de dinheiro e tentativa de embaraço à investigação.
Operação Caneta Azul
Luiz Antônio Mendonça foi alvo da Operação Caneta Azul, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Procuradoria-Geral da República (PGR), em novembro do ano passado.
Durante a operação, os federais cumpriram buscas no imóvel do desembargador, em seu gabinete no TJSE e em sua fazenda, localizada na cidade de Carira. Os mandados de busca e apreensão foram deferidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Carreira - Luiz Antônio Mendonça
Desde 2005, Luiz Antônio Mendonça exerce o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Natural de Itabaiana, ele começou a carreira de promotor de Justiça em 1983.
O magistrado ainda foi membro do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, sendo também membro do Conselho Estadual de Assistência Social, e tendo exercido o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública por duas oportunidades.
Com informações do CNJ e TJSE