Aracaju implanta vacina contra febre amarela no calendário de vacinação | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Aracaju implanta vacina contra febre amarela no calendário de vacinação
A prioridade é inserir a vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos
Cotidiano | Por F5 News 05/08/2022 14h30


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju realizou reunião com os profissionais da pasta para alinhar a implantação da vacina contra a febre amarela na rotina de vacinação, a partir da próxima segunda-feira (8), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sara Vasconcelos, que é referência técnica da Rede de Frio da SMS, ressalta que, neste primeiro momento, a prioridade é inserir a vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, não vacinadas ou sem comprovação de vacina.

"Deve-se administrar uma dose a partir dos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Após essa idade, todas as pessoas que necessitam se deslocar para áreas de risco recebem dose única, que confere proteção ao longo da vida”, explica Sara Vasconcelos.

Viajantes

Para as pessoas que precisam viajar para áreas de risco, ou que farão viagens internacionais, é necessário comprovação por meio de cópia da passagem aérea ou rodoviária, da reserva de hospedagem, inscrição de evento ou, ainda, um comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de familiares que residem nessas áreas. 

“No momento da vacinação, também é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina. Lembrando que, para que haja uma resposta imune com a vacinação contra a febre amarela, é importante que a pessoa busque o serviço com o prazo mínimo de dez dias de antecedência à viagem”, enfatiza Sara.
 
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, não podem se vacinar contra a febre amarela pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; crianças menores de 9 meses de idade; lactantes; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

Para a enfermeira e referência técnica da UBS Hugo Gurgel, Jamile Carolina da Silva, a reunião foi de grande importância.

“Toda dinâmica que tivemos foi bastante enriquecedora para a prática no dia da vacinação. Reuniões como essa, principalmente para nós, profissionais da linha de frente da Saúde, somam ainda mais, para estarmos preparados para atender toda população”, avalia Jamile. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado