Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza | F5 News - Sergipe Atualizado

Imunização
Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza
Dentro da faixa etária do público alvo, 42% tomaram o reforço contra o coronavírus
Cotidiano | Por F5 News 04/07/2022 15h53


As campanhas de vacinação contra a covid-19 e contra a influenza seguem ativas em Aracaju. O cidadão pode ter acesso aos imunizantes nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. 

Também é possível receber as vacinas no drive-thru do Parque da Sementeira, pela manhã; nos postos itinerantes instalados nos três shoppings centers da capital; ou no Carro da Vacina, que continua circulando pelos bairros da cidade.

O serviço de vacinação contra covid, na fase atual, já disponibiliza a quarta dose de reforço para a população com idade acima de 35 anos.

No caso da imunização contra influenza, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem recebê-la. Desde o último dia 27; o imunizante continuará disponível até o fim do estoque de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Nessa fase de liberação da vacina da influenza para o público em geral, estamos utilizando as doses de vacinas que não foram buscadas pelo público prioritário durante as fases de convocação nos últimos meses”, explica Waneska Barbosa, secretária de Saúde de Aracaju,  

“É importante que a população compareça às unidades de saúde para imunização contra a influenza o quanto antes, visto que só teremos essa vacinação até zerar o nosso estoque. O envio de novas doses só será realizado pelo Ministério da Saúde na próxima campanha de vacinação, que ocorre anualmente”, reforça a gestora.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, até o último dia 30, cerca de 42% dos aracajuanos dentro das faixas etárias recomendadas já procuraram o reforço da vacina contra covid-19. 

A professora aposentada Josiane Nascimento foi uma das pessoas que compareceu ao drive-thru da Sementeira para receber a quarta dose da vacina anticovid. 

“A vacinação é de suma importância porque é o único meio de, efetivamente, se prevenir. Eu passei pela covid-19, fiquei mal, mas sobrevivi. Minha vida é uma vitória, por isso eu digo que todo mundo deve tomar”, considera Josiane. 

Apenas na última semana, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, 15.859 pessoas, da população geral, vacinaram-se contra a influenza na capital sergipana, como o aposentado Agnaldo Pina, 69 anos, que também escolheu o drive da Sementeira, onde recebeu também o imunizante contra covid.

“Eu saí de casa para tomar a vacina porque ela veio para curar cada um de nós. Se elas estão disponíveis, é um direito nosso e eu incentivo que todo mundo possa se imunizar também”, afirma Agnaldo.

No bairro Farolândia, na Praça da Juventude, onde o carro da vacina estava estacionado, a microempreendedora Rosimeire Sousa enfrentou o tempo chuvoso para se proteger.

“Sem a vacina as coisas estavam muito ruins. Com elas, graças a Deus, as mortes diminuíram bastante, o que é muito bom. Eu vim para me proteger e proteger a minha família e sempre dou força para quem ainda está com dúvida, para que venha”, diz Rosimeire. 

Com informações da SMS. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado