Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza | F5 News - Sergipe Atualizado

Imunização
Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza
Dentro da faixa etária do público alvo, 42% tomaram o reforço contra o coronavírus
Cotidiano | Por F5 News 04/07/2022 15h53

As campanhas de vacinação contra a covid-19 e contra a influenza seguem ativas em Aracaju. O cidadão pode ter acesso aos imunizantes nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. 

Também é possível receber as vacinas no drive-thru do Parque da Sementeira, pela manhã; nos postos itinerantes instalados nos três shoppings centers da capital; ou no Carro da Vacina, que continua circulando pelos bairros da cidade.

O serviço de vacinação contra covid, na fase atual, já disponibiliza a quarta dose de reforço para a população com idade acima de 35 anos.

No caso da imunização contra influenza, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem recebê-la. Desde o último dia 27; o imunizante continuará disponível até o fim do estoque de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Nessa fase de liberação da vacina da influenza para o público em geral, estamos utilizando as doses de vacinas que não foram buscadas pelo público prioritário durante as fases de convocação nos últimos meses”, explica Waneska Barbosa, secretária de Saúde de Aracaju,  

“É importante que a população compareça às unidades de saúde para imunização contra a influenza o quanto antes, visto que só teremos essa vacinação até zerar o nosso estoque. O envio de novas doses só será realizado pelo Ministério da Saúde na próxima campanha de vacinação, que ocorre anualmente”, reforça a gestora.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, até o último dia 30, cerca de 42% dos aracajuanos dentro das faixas etárias recomendadas já procuraram o reforço da vacina contra covid-19. 

A professora aposentada Josiane Nascimento foi uma das pessoas que compareceu ao drive-thru da Sementeira para receber a quarta dose da vacina anticovid. 

“A vacinação é de suma importância porque é o único meio de, efetivamente, se prevenir. Eu passei pela covid-19, fiquei mal, mas sobrevivi. Minha vida é uma vitória, por isso eu digo que todo mundo deve tomar”, considera Josiane. 

Apenas na última semana, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, 15.859 pessoas, da população geral, vacinaram-se contra a influenza na capital sergipana, como o aposentado Agnaldo Pina, 69 anos, que também escolheu o drive da Sementeira, onde recebeu também o imunizante contra covid.

“Eu saí de casa para tomar a vacina porque ela veio para curar cada um de nós. Se elas estão disponíveis, é um direito nosso e eu incentivo que todo mundo possa se imunizar também”, afirma Agnaldo.

No bairro Farolândia, na Praça da Juventude, onde o carro da vacina estava estacionado, a microempreendedora Rosimeire Sousa enfrentou o tempo chuvoso para se proteger.

“Sem a vacina as coisas estavam muito ruins. Com elas, graças a Deus, as mortes diminuíram bastante, o que é muito bom. Eu vim para me proteger e proteger a minha família e sempre dou força para quem ainda está com dúvida, para que venha”, diz Rosimeire. 

Com informações da SMS. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
PM/SE
16/08/2022  11h22 Homem é preso por tráfico de drogas em Nsa. Sra. do Socorro
Agência Sergipe/ reprodução
16/08/2022  10h56 Mais de 85 mil pessoas foram atendidas pelo Ceac em junho
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/08/2022  09h56 Consumidores apresentam quase 1 milhão de reclamações na Anatel
Ana Luísa Andrade/F5 News
16/08/2022  09h55 Alerta de chuvas é prorrogado para as próximas 24 horas em Aracaju
SMS / reprodução
15/08/2022  19h45 Secretaria de Saúde de Aracaju flagra servidora batendo ponto falso