Artesãos criticam novo espaço para suas vendas na Orla | F5 News - Sergipe Atualizado

Artesãos criticam novo espaço para suas vendas na Orla
Cotidiano 14/02/2012 17h58


Por Fernanda Araujo

Artesãos que comercializam suas peças na orla de Atalaia, litoral de Sergipe, reclamam do novo espaço instalado pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). As barracas foram transportadas do Centro de Arte e Cultura para o fundo da Quadra de Skate, onde 117 lojas estão espalhadas pelo local. Os comerciantes aproveitaram a audiência no Ministério Público Estadual, que teve o objetivo de regularizar cláusulas do estatuto da Associação dos Feirantes da Orla de Atalaia (Afavoa), para discutir os problemas que circundam a comercialização.

De acordo com o feirante Richard Benjamim (foto ao lado), há cinco meses as vendas caíram 80% desde a saída deles para o novo espaço. “Eu passei três dias sem

vender nenhum centavo no MotoCross em setembro, porque fecharam todo o acesso. Nem a CPTran deixava a gente entrar e nem o pessoal do MotoCross. Há cinco meses que nós estamos lá e as vendas estão muito fracas. Além disso, a Emsetur disse que ia retirar os feirantes informais das calçadas que atrapalham a nossa venda e até hoje não cumpriu, sem contar as pessoas que fazem uso de entorpecentes por perto e ninguém toma providência. A gente tem que trabalhar em um lugar no mínimo de dignidade”, critica.

Por conta do baixo movimento de turistas no local e pouca estrutura, segundo ele, os artesãos vêm sendo prejudicados. “Sou contra a mudança dessa feira para lá. Corremos o risco até de ser assaltados. A maioria que aceitou ir para lá não está satisfeita, só que a Diretoria da Associação não quer admitir. Um negócio feito de plástico é bom? Não vejo futuro ali, tem problema com a proximidade do mar, a velocidade do vento, a maresia, areia. Os turistas querem comodidade e local de fácil acessibilidade. Ao invés das autoridades buscarem soluções, eles só dificultam”.

Para a presidente da Afavoa, Irleide Alves, os responsáveis pela baixa venda são os próprios artesãos. “Como sempre tem alguns que estão reclamando que as vendas no novo espaço caíram, mas eles mesmos estão prejudicando porque têm espaço pronto na Passarela do Artesão e fecham esses espaços para irem à calçada, se tornando concorrentes deles mesmos”, acusa ela.

“As vendas estão caindo porque existe uma feira paralela que está sendo formada pela maioria dos associados. São 117 lojas, mais ou menos 40 delas vão se juntar aos vendedores ambulantes da Orla", reafirma. Irleide lembra que as vendas devem acontecer no local regularizado e autorizado pela Emsetur, órgão que, segundo ela, já está ciente,  desde a última audiência a respeito do assunto, sobre a invasão dos ambulantes na calçada.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 28 do corrente mês no MPE com a presença da Associação dos Vendedores dos Lagos da Orla e Praças de Evento da Praia de Atalaia Avelopa e da Afavoa.

Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Um dos incidentes relatados inclui o furto do celular de seu sobrinho para vender
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Segundo a plataforma, os usuários burlam as medidas de bloqueio e de segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado