Astra completa 10 anos de presença na sociedade sergipana | F5 News - Sergipe Atualizado

Astra completa 10 anos de presença na sociedade sergipana
Shows e homenagens marcarão a data no Teatro Atheneu
Cotidiano 25/05/2012 13h16


Por Sílvio Oliveira

A Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) - Direitos Humanos e Cidadania completou 10 anos de presença na sociedade sergipana, em prol das causas ligadas aos GLBT. Uma vasta programação festiva e cultural vem sendo realizada desde o dia 23 e, nesta sexta-feira (25), haverá shows e homenagenspara marcaram a data, às 20h, no Teatro Atheneu, em Aracaju (SE). A entrada é um 1kg de alimento que será revertido para instituições.

Conforme Tathiane Araújo, presidente da Astra, a data não poderia deixar de ser lembrada, pois é um momento de homenagear e contar a história da instituiçã,o que em uma década tem realizado ações e motivado políticas públicas contra à homofobia. “É um registro na história da entidade. São 10 anos de luta. Vamos homenagear 10 personalidades que efetivamente, fazem parte da vida da Astra”, informou.

Thatiane Araujo ainda informa que diversos profissionais do transformismo, atuantes em performances na área de dublagem, vão fazer uma apresentação contando a história da entidade.

A cantora transexual Renata Perón fará um espetáculo teatral, interpretando grandes nomes da música brasileira e internacional. A noite abrirá espaçotambém para homenagear asdez personalidades que se destacaram nesses 10 anos no enfrentamento a homofobia e a favor do respeito. Na lista estão nomes como Benjamin Teixeira de Aguiar, Elber Batalha Filho, Georlize Oliveira, Almir Santana, Fabiano Oliveira, Iracy Mangueira, Edvaldo Nogueira, Luís Eduardo Oliva e Iran Barbosa.         

Diretos Humanos

A Astra é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 30 de novembro de 2001, na cidade de Aracaju (SE). É uma entidade de utilidade pública, reconhecida pela Lei Estadual nº. 5.198 de 9 de julho de 2006. Sua direção é composta por gays e transgêneros que atuam em diversas áreas profissionais, como Direito, Pedagogia e Jornalismo, além de voluntários.

O objetivo principal da entidade é trabalhar pelas e garantias de plenos direitos humanos para a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e está sempre lutando contra qualquer forma de discriminação, seja de expressão social, política, religiosa, cultural ou econômica. A entidade visa promover a saúde, a educação e a cidadania plena desta comunidade.

Desde 2002, a Astra tem ações de saúde nos 13 municípios sergipanos mais prejudicados pela infecção de homossexuais por HIV e desrespeitos aos direitos humanos. Tais ações se consolidaram através de um projeto de prevenção a DST/AIDS e conscientização para o exercício de cidadania plena executado por 30 meses nesses municípios. No mesmo ano, a instituição começou a realizar a Parada GLBT de Sergipe com o intuito de promover a visibilidade e integração de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros através da informação, educação e comunicação.

Por ter uma adesão grande com a comunidade jovem gay, a Astra também desenvolve um projeto direcionado à conscientização de adolescentes através da formação de professores sobre sexualidade e prevenção às DST.

Um fato marcante da entidade é contribuir com a mobilização política de transgêneros do Nordeste através do Centro Tulipa Janaína Dutra, que forma e capacita instituições de travestis e transexuais para ações de prevenção às DST/AIDS e exercício da cidadania plena e seus direitos.

Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Um dos incidentes relatados inclui o furto do celular de seu sobrinho para vender
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Segundo a plataforma, os usuários burlam as medidas de bloqueio e de segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado