Audiência discute importância dos cuidados na primeira infância | F5 News - Sergipe Atualizado

Audiência discute importância dos cuidados na primeira infância
Cotidiano 24/09/2015 19h44


Por Giovane Mangueira

Na tarde desta quinta-feira (24) foi realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) uma audiência pública para discutir o conceito de primeira infância, que compreende a faixa etária de zero a cinco anos. A proposta era avaliar de que forma o país e Sergipe avançaram na garantia dos direitos e na promoção de oportunidades para as crianças. Quando o assunto é relacionado aos direitos da criança e do adolescente, a primeira infância se torna invisível, com demandas que apontam a necessidade de uma maior atenção a esse público.

Andrea Depire, professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), destaca alguns pontos que necessitam ser tratados com mais rigor. ”Essas pessoas com primeira infância precisam de reconhecimento, e ter os seus direitos, que geralmente são deixados de lado, digamos que excluídos ”, afirmou.

Segundo o professor José Mario Aleluia, do Departamento de Educação da UFS, as crianças na primeira infância não estão no momento certo para serem alfabetizadas, estão numa fase em que precisam ter acesso às artes, à literatura, tendo uma base para a futura alfabetização. “As crianças, quando não recebem essas informações, sem esses conhecimentos, elas entram na escola com certa dificuldade, principalmente na parte da matemática, umas das matérias que as crianças sentem mais dificuldades. Isso se dá pela falta de conhecimento que a criança não teve antes de entrar na escola. Isso pode ser feito através de vídeos, revistas infantis, até mesmo por teatro infantil”, disse José Mário Aleluia.

O representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rafael Mafra, destacou a importância do reconhecimento da primeira infância, os avanços nesse aspecto e o que precisa ser melhorado. “Uma discussão importante, pelos impactos sobre a produtividade, pela dificuldade que a criança tem durante essa idade. O número da mortalidade infantil caiu muito, uma redução enorme. Só precisamos agora definir quais os próximos assuntos para o avanço e desenvolvimento da criança no esporte, recebendo vacinas no tempo certo e se está se alimentando da maneira correta” ressalta Rafael Mafra.

Foto: Divulgação

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado