Central de Libras funcionará temporariamente na Secretaria da Inclusão  | F5 News - Sergipe Atualizado

Central de Libras funcionará temporariamente na Secretaria da Inclusão 
Atendimento presencial será na sede da Seias de 08h às 13h, a partir de segunda, 28
Cotidiano 26/09/2020 15h14


Nesta segunda-feira, 28 de setembro, o serviço prestado pela Central de Interpretação de Libras – CIL será restabelecido de forma presencial, temporariamente, na sede da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – Seias.

Desde o início da pandemia, com o fechamento do CEAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) da Rua do Turista, o atendimento tem sido realizado de maneira remota pelas intérpretes, através de videochamadas com os usuários que necessitam de tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

No dia 1º de outubro o CEAC será reaberto, em atendimento ao Decreto nº 40.677, mas a Central de Libras ficará na sede da SEIAS para a realização de ajustes na sala que a abriga, no CEAC. A partir da próxima semana, portanto, as intérpretes estarão disponíveis no horário das 08h às 13h na Rua Santa Luzia, nº 680, São José.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, a medida é uma forma de garantir o retorno presencial do serviço para as pessoas que não puderem acessar o serviço remotamente. “Entendemos ser importante trazer o atendimento presencial até a nossa sede, que é de fácil localização, para que as pessoas surdas tenham mais de uma opção, considerando a importância da comunicação entre elas e os serviços que precisam acessar, com a reabertura de bancos e outros locais públicos de que possam precisar”, explica a secretária.

A grande quantidade de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no estado reforça a importância do atendimento, como destaca o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser), Antônio Luiz dos Santos.

“É muito importante essa retomada dos trabalhos da Central de Libras, mesmo que temporariamente, na Secretaria de Inclusão. A comunidade surda também está voltando às suas atividades, estão trabalhando, estudando e buscando os serviços públicos. Segundo o Censo 2010 do IBGE, temos mais de 100 mil pessoas com alguma deficiência auditiva em Sergipe, entre deficiências moderadas e surdez total. Este universo de pessoas realmente necessita do intérprete da Central de Libras para que possa ter uma vida plena de cidadão, fazendo uso de seus direitos e cumprindo com seus deveres. A CIL ajuda a promover essa cidadania e a Seias está de parabéns por retomar as atividades presenciais o mais breve possível”, disse Luizinho.

A diretora de Inclusão e Direitos Humanos da Seias, Ana Márcia Menezes, conta que o serviço enfrentou algumas dificuldades por conta da pandemia. “Quando o CEAC fechou, as interpretes ficaram indo lá por cerca de 15 dias para informar as pessoas que eventualmente procurassem o serviço, que poderiam acessá-lo remotamente através de videochamada. Dessa forma, as intérpretes foram procuradas por diversos usuários, inclusive para o esclarecimento de dúvidas, principalmente, relacionadas à pandemia e serviços, como segunda via RG, acesso ao INSS, bancos e, principalmente, sobre o auxílio emergencial”, revela.

Ainda segundo ela, o atendimento remoto da Central de Interpretação de Libras – CIL segue disponível através dos telefones (79) 99853-3523 (Intérprete Bruna), (79) 98157-0054 (Intérprete Camila) e (79) 99100-5462 (Intérprete Maria Cristina), de segunda a sexta-feira, de 08h às 13h.

Fonte: Seias

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Polícia Civil/Reprodução
26/04/2024  15h37 Vídeo: suspeito de furto de motocicleta em Aracaju é flagrado por câmera
Flávia Pacheco/Agência Sergipe
26/04/2024  15h29 Mão amputada por arma branca é reimplantada com sucesso no Huse
Mariana Carvalho/ Divulgação
26/04/2024  15h24 Tamar e Adema realizam retorno ao mar de tartaruga reabilitada

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado