Chuvas em novembro superam média histórica em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Chuvas em novembro superam média histórica em Aracaju
Precipitação e trovoadas marcam fim de semana na capital; Defesa Civil monitora
Cotidiano | Por Agência Aracaju 27/11/2021 12h14


A equipe da Prefeitura de Aracaju esteve de prontidão na madrugada deste sábado (27), quando a capital recebeu pancadas de chuva intensa, registrando 83,4 milímetros nas últimas 24 horas, com um concentrado de 35,2 milímetros nas últimas seis horas.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que houve um grande volume de chuva em um curto espaço de tempo, mas que tão logo as precipitações cessaram a situação voltou ao seu estado de normalidade. “Foram quase 50 mm em, aproximadamente, 30 minutos. Chuva com grande concentração que ocasionou impactos em algumas áreas, porém, sem maior gravidade”, salientou. 

Ele reforça, inclusive, que a média histórica para o mês de novembro é de 47,1 mm, no entanto, o acumulado registrado neste ano, para o mês, já soma 134,2 mm. “Desde que emitimos o alerta de chuva, nas últimas 48 horas, registramos 111,4 mm. Ao longo de todo esse período estivemos com as equipes nas ruas, monitorando a cidade, com especial atenção às áreas de risco”, frisou Luís Fernando.

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que ao longo da madrugada a equipe atendeu a três chamados, registrados através do número emergencial 199: um ponto de alagamento na Jabotiana e dois atendimentos a residências no São Conrado e no Aeroporto. “A equipe esteve no local e não verificou nenhuma situação que demandasse interdição ou desalojamento”, ressalta. 

O monitoramento e atendimento das ocorrências relacionadas às chuvas e outros eventos climáticos, como ventos fortes e maré alta, é uma ação contínua, realizada pela equipe multidisciplinar da Prefeitura, que envolve os órgãos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom). 

Serviço de Alerta
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é necessário enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Mais Notícias de Cotidiano
Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
22/01/2022  14h30 Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
Ministério da Saúde/Divulgação
22/01/2022  14h25 Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19
Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
22/01/2022  12h55 Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
SMTT
22/01/2022  09h53 Problema na rede de energia deixa semáforos sem funcionar em Aracaju
Instagram/Reprodução
21/01/2022  21h10 Pelé segue na quimioterapia; Rei tem tumores espalhados pelo corpo