Coleta de lixo começa se normalizar em Socorro neste sábado (18) | F5 News - Sergipe Atualizado

Coleta de lixo começa se normalizar em Socorro neste sábado (18)
Município diz ter negociado com única empresa a ter licença para operar aterro sanitário
Cotidiano 18/12/2021 20h30


Após dias com a coleta de lixo interrompida, em virtude da suspensão das licenças ambientais de algumas empresas e, consequentemente, do fechamento dos aterros sanitários, o sistema de coleta em Nossa Senhora do Socorro começa a ser normalizado neste sábado (18). 

Desde o início da semana, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB) estavam em tratativas para a resolução do caso. A procuradora geral, Vivianne Sobral, explicou que “houve uma decisão judicial suspendendo as licenças ambientais e umas delas foi a que tinha contrato com o município de Socorro”. 

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Paiva, o município negociou com a única empresa que, atualmente, tem licença de operação de aterro sanitário. 

“Não descansamos até que essa problemática fosse resolvida. Graças a Deus conseguimos negociar com a Estre e já está liberado a entrada dos veículos de coleta no município. Inclusive, máquinas já estão se deslocando para alguns conjuntos do município”, explicou. O secretário ainda disse que a situação foi tratada como prioridade pelo prefeito Padre Inaldo, uma vez que se trata de uma questão de saúde pública. 

O secretário finaliza pedindo a compreensão de todos os socorrenses para o recolhimento gradativo do lixo, já que foi registrado um grande acúmulo durante a semana. 

Estre 

A comunicação da empresa Estre informa que “em respeito à população de Nossa Senhora do Socorro, ao Poder Judiciário do Estado de Sergipe e Ministério Público, no início da manhã deste sábado (18), decidiu por receber os resíduos sólidos coletados no Município de Nossa Senhora do Socorro, acumulados nas ruas e residências desde o dia 09.12.2021, mesmo tendo o Município de Nossa Senhora do Socorro uma dívida de aproximadamente 17 milhões para com a empresa, por serviços prestados de janeiro de 2017 à novembro do corrente ano”. 

Ainda conforme a Comunicação da Empresa, o acúmulo de resíduos se deu por que o local para onde o Município de Nossa Senhora do Socorro passou a destinar os resíduos, localizado à mais de 50 km, a partir de novembro de 2021, em substituição à Estre Ambiental (localizada no próprio Município), foi considerado absolutamente irregular pela Justiça do Estado de Sergipe. 

Mesmo tendo sido preterida na ordem cronológica de pagamentos pela prefeitura (segundo o Portal da Transparência, a empresa de coleta contratada pela Prefeitura recebeu aproximadamente 28 milhões de reais) , submetida a uma inadimplência severa e inexplicável, “a Estre Ambiental mantém-se firme no seu papel de prestar serviços em favor da população sergipano, de forma regular, transparente e dentro de rígidos padrões técnicos, éticos e legais”. 

E continua. “Ciente de seu papel social e consciência ambiental, a Estre Ambiental se coloca à inteira disposição para retomar as negociações com a prefeitura, com o fim de que sejam regularizadas as pendências do Município e, com isso, assegurar a regularidade e manutenção dos serviços e o cumprimento da Lei”. 

Fontes: Assessoria de Imprensa da Estre Ambiental e Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado