Atletas aguardam com expectativa a maratona da Track&Field em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Atletas aguardam com expectativa a maratona da Track&Field em Aracaju
Desafio acontece em 14 de maio, também com alternativas de percursos menores
Cotidiano | Por Laís de Melo 29/04/2022 12h30


Aracaju será palco de mais uma corrida Track&Field, que acontece no próximo dia 14 de maio. Dessa vez a distância será mais desafiadora: 42 quilômetros. Atletas e amadores se preparam desde o início do ano para a maratona, realizada pela primeira vez na capital sergipana, mesmo assim a ansiedade toma conta nas últimas semanas antes do desafio. 

É o que conta a advogada Nidiane Maia. “Sinto um frio na barriga só de pensar no momento da chegada. A preparação não é fácil. É um volume de treino alto, muitos quilômetros percorridos e a cada longão eu termino pensando que ainda não são 42km”, disse ela ao F5News

Segundo ela, a decisão de correr o percurso completo veio após a primeira meia maratona, quando cruzou a linha de chegada dos 21km. Como a Maratona da Track&Field estava programa inicialmente para o ano de 2020 e precisou ser adiada devido à covid-19, a expectativa de poder realizar um novo desafio já é antiga para Nidiane. 

“A pandemia adiou os meus planos. Só com o retorno das corridas de rua esse ano foi que eu acreditei que essa prova iria acontecer. Então, iniciei minha preparação em janeiro, busquei uma assessoria, fui ao nutricionista, tudo focado para o planejamento desta prova. Agora estou na expectativa para realizar um grande sonho da minha vida, que é correr 42km”, disse. 

Aos 60 anos, Rubens Santos também irá correr 42km no dia 14 de maio em Aracaju. Segundo ele, existe um único objetivo para essa prova: alcançar o pórtico de chegada. Para isso, os treinos vêm sendo intensivos. 

“Eu treino pelo menos três vezes na semana entre uma quilometragem de seis a 14 quilômetros, e vai aumentando gradualmente por semana. Realizo longões aos finais de semana, que são os treinos de maior distância”, conta Rubens. 

A Maratona faz parte do Circuito de corridas Santander Track&Field Run Series, o maior de corrida de rua da América Latina em número de provas. Em Aracaju, no dia 14 de maio, ocorrerá a primeira etapa do circuito na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, com largada às 16h para quem vai correr 42km; às 16h40 para quem vai correr 21km, e às 17h largam os atletas que farão os percursos de 5Km ou de10km. 

Apesar de experiente em corridas de longo percurso, Elton Almeida cai correr em Aracaju pela primeira vez os 42 km de uma maratona. “Estou treinando desde janeiro para ela e estou inscrito desde 2019. Como teve a pandemia, ela foi adiada. Espero que seja uma corrida bem organizada e que dê tudo certo. O horário é legal porque é final da tarde, então o clima vai ajudar. Espero que a prova seja legal e que eu também consiga cumprir meu objetivo, que é diminuir o tempo de prova”, conta o atleta. 

O profissional de Educação Física Pedro Henrique Fraga Magalhães aguarda ansioso pela corrida. “Como eu já corri outras maratonas, o que muda nessa é por ser na nossa cidade. Não precisa pagar com hospedagem, não precisa pagar passagem de avião. Vai ter um gostinho a mais, vai ser a primeira maratona depois do nascimento do meu filho e por ser na nossa cidade”, disse ao F5News.

O corredor Edson Galdino revela que a preparação já está na fase final nessas últimas duas semanas, depois de longos meses de treinamento. Para ele, o evento da Track&Field terá um novo desafio, além de correr 42 quilômetros. 

“Fui convidado para ser pacer, que é aquele cara que marca o ritmo para algumas pessoas que querem fazer em determinado tempo. Aceitei o desafio, e será mais um na minha vida esportiva. Serei pacer com o tempo de 5:30. As pessoas que têm o interesse de fazer esse ritmo por quilômetro, estarei lá ditando o ritmo. Vai ter um balão me identificando, e é só me acompanhar, que eu tentarei dar o meu melhor para que as pessoas consigam concluir dentro do objetivo”, revela. 

As inscrições para a maratora da Santander Track&Field Run Series continuam abertas pelo aplicativo TFSports. O Kir Run custa R$ 159 e o Kit Run idoso custa R$ 79,50. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
04/07/2022  19h45 Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
SSP / reprodução
04/07/2022  17h30 Motorista sem habilitação se envolve acidente e uma vítima é hospitalizada
SMS/ reprodução
04/07/2022  15h53 Aracaju segue vacinando contra covid-19 e influenza
Rede social / reprodução
04/07/2022  14h52 Homem confessa homicídio praticado durante a festa do mastro em Capela
Rede Social / Reprodução
04/07/2022  12h20 Escritor sergipano participa da Bienal Internacional do Livro, em SP